fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Tangerina: sabor e saúde na dose certa

Rica em fibras e vitamina C, a tangerina é diurética e auxilia no tratamento dos efeitos da hipertensão
Da redação
27/09/19

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Tangerina ou mexerica, não importa por qual nome você a conheça. O fato é que além de saborosa, ela é rica em vitamina C, fibras e propriedades antioxidantes, que oferecem diversos benefícios para a saúde. Quer saber quais são? Então acompanhe o artigo a seguir!

Tangerina: o que é?

benefícios da tangerina

Assim como a laranja e o limão, a tangerina (Citrus reticulata) é uma das frutas cítricas mais consumidas e apreciadas pelos brasileiros. Nativa da Ásia, a variedade do gênero Citrus chegou ao Brasil em meados de 1540 com a chegada dos portugueses.

Fácil de descascar e extremamente deliciosa, seu cultivo pode ser feito em regiões quentes ou frias. E isso, é claro, torna fácil sua adaptação em diferentes localidades. Seu aroma inigualável e sabor levemente adocicado as tornam uma das principais frutas quando o assunto é relação custo/benefício.

Os frutos de tangerina possuem formas achatadas e casca fina. Além disso, podem variar de acordo com o tamanho (pequeno ou médio) ou cor da casca. Quando está muito frio, por exemplo, ela desenvolve uma coloração mais avermelhada interna e externamente.

As variedades mais comercializadas no Brasil são: cravo, dancy, satsuma, mexerica do rio, tangor murcote, montenegrina e ponkan.

Mesmo com tantas opções, uma das espécies mais comuns em pomares, feiras e mercados é a ponkan. Entre os maiores produtores de tangerina do mundo, destacam- se a China, Espanha, Brasil, Turquia, Egito, Marrocos, Japão, Irã, Itália, Coréia, Paquistão, México e Argentina.

No Brasil, as regiões que mais consomem tangerina são a Sul e a Sudeste, maior produtora da fruta.

Benefícios da tangerina para a saúde

A tangerina apresenta diversos benefícios à saúde e suas propriedades variam conforme a espécie. A fruta é fonte de vitaminas C, A, B, ácido fólico e cítrico, potássio, magnésio e compostos fenólicos. Confira a seguir os principais benefícios oferecidos pela fruta para o organismo:

  • Boa para o sistema digestório: “ela é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e laxativo. Por ser rica em fibras insolúveis, o bagaço ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. E isso previne constipações", comenta a nutricionista Julia Florido. Já a nutricionista Agnes Curto observa que seus efeitos diuréticos auxiliam no tratamento contra a hipertensão.
  • Fortalece o sistema imunológico: “a fruta é recomendada em tratamentos para melhoria do sistema imunológico em razão da grande quantidade de vitamina C que possui. Inclusive, a presença de antioxidantes ajuda a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares”, afirma a nutricionista Agnes Curto.
  • Pele e cabelos mais bonitos: a presença de provitamina A faz com que a tangerina auxilie no tratamento de doenças de pele e mantém os cabelos hidratados. Enquanto isso, a vitamina B12 presente na fruta é uma das responsáveis pelo crescimento e fortalecimento dos fios;
  • Regula o nível de insulina no sangue: o consumo regular da tangerina também ajuda a combater o diabetes tipo 2. E isso graças a uma substância bioflavanoide encontrada na fruta, conhecida como Nobiletin, que ajuda a regular os níveis de insulina no sangue.

Informação nutricional

Além dos benefícios citados acima, a fruta é muito nutritiva. Confira a seguir, a tabela nutricional de 100g de tangerina:

  • Energia: 37.8kcal;
  • Carboidratos: 9,6g;
  • Vitamina C: 48,8mg;
  • Tiamina B1: 0,1mg;
  • Fibra alimentar: 0,9g;
  • Proteínas: 0,9g;
  • Cálcio: 12,9mg;
  • Potássio: 131,4mg;
  • Ferro: 0,1mg;
  • Fósforo: 12,5mg;
  • Magnésio: 7,7mg;
  • Lipídios: 0,1g.

Formas de consumo

Embora mais comumente consumida in natura, a tangerina também pode ser adicionada ao cardápio diário de várias outras formas. Veja a seguir algumas delas:

  • Chá: não só a polpa da fruta tem utilidade. A casca pode ser empregada no preparo de um chá que tem efeito calmante e pode ajudar a diminuir o colesterol, equilibrar o nível de açúcar no sangue, auxiliar a digestão, desintoxicar o fígado, acalmar o estômago e aliviar o estresse. Em casos de gripe ou resfriado, uma dica é fazer o chá com outros ingredientes, como o gengibre, para manter a temperatura do corpo e aliviar a dor.
  • Suco: outra forma de consumir a fruta é através do suco, feito a partir dos seus bagos. É bom ressaltar que a ingestão do suco deve ser feita assim que ela ficar pronta para não perder a vitamina C.
  • Sobremesas e molhos: a tangerina também serve para o preparo de tortas, bolos, gelatinas, molhos, mousses e pudins.

Uma dúvida comum na hora de comprar a fruta é saber qual é a mais adequada para consumir.

De acordo com Florido, “é melhor escolher as que não estiverem expostas ao sol por muito tempo, pois calor em excesso faz com que elas percam grande quantidade de nutrientes. Deve-se escolher tangerinas brilhantes, pesadas, uniformes e de coloração homogênea. Os frutos não devem possuir machucados ou áreas amolecidas”, completa a nutricionista.

Receita de suco de tangerina

Ingredientes

  • 3 tangerinas;
  • 200 ml de água;
  • Açúcar.

Modo de preparo

  1. Separe a tangerina em gomos e bata no liquidificador;
  2. Em seguida, adicione uma pequena quantidade de açúcar e mexa até dissolvê-lo;
  3. Sirva assim que ficar pronto.

Quer aprender mais receitas saborosas e preparadas com ingredientes naturais? Então conheça os cursos de gastronomia saudável do NAMU. Online e em vídeo, eles foram criados especialmente para que você atinja o equilíbrio se alimentando melhor.

Seja sua dieta com ou sem restrições, nossos cursos de alimentação oferecem diversas dietas, receitas e dicas. Assim, você se tornará um verdadeiro chef e preparará receitas deliciosas para você, seus amigos e até para seu negócio, sem abrir mão da saúde!


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...