Na prática

AUTOCUIDADO: A ayurveda estimula a prática do autocuidado. Idealmente, todos os indivíduos devem ter conhecimentos básicos sobre o seu organismo e observar os efeitos da sua dieta sobre a saúde, fazendo adaptações necessárias de acordo com as demandas individuais. Segundo a ayurveda, cada pessoa possui uma energia específica, que forma sua constituição física e dita como ela reage ao ambiente ao seu redor. Depois que o indivíduo descobre qual é seu prakrati, ou como é formada sua dosha, ele inicia um processo para balancear seu vikruti (estado atual), removendo da sua alimentação todas as comidas que podem ser consideradas ruins para seu equilíbrio.

CONSULTA A UM PROFISSIONAL: Um profissional de saúde também pode ser consultado para elaborar dietas personalizadas, observando as características biopsicosociais (doshas) dos pacientes, assim como as oito regras sobre aspectos específicos da dieta. 

DIETA DOS TRÊS DOSHAS:

Dieta vata: deve ser quente, pesada, umedecida e nutritiva. Os sabores predominantemente recomendados são o doce, ácido e salgado. Picantes como o gengibre, quando utilizados em pequena quantidade, ajudam a estimular o apetite e evitar a formação de toxinas.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Rotinas alimentares ayurvédicas

Rotinas alimentares ayurvédicas
Palestras e Entrevistas

Alimentação ayurvédica

Alimentação ayurvédica

Para pensar

A nutrição moderna e a alimentação ayurvédica podem caminhar juntas?

Embora o conhecimento humano tenha se modificado enormemente ao longo do tempo, a sua fisiologia permanece inalterada, sendo necessários muitos milhares de anos para que uma nova mudança ocorra no o...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema