Premissas do conceito

A nutrição é uma especialidade da ayurveda, a medicina tradicional indiana.

As três formas psicobiológicas, os doshas: todo esse sistema de saúde, que inclui a nutrição, é baseado na teoria sankya dos cinco elementos da natureza que se combinam dinamicamente em pares para formar e harmonizar todas as manifestações materiais do universo, incluindo as três forças psicobiológicas (tridosha) – vata (ar + éter), pitta (fogo + água) e kapha (terra + água). As doenças seriam as manifestações de desequilíbrios entre os três doshas. Os alimentos também seriam formados pelos cinco elementos e a nutrição é uma das bases do equilíbrio físico e mental e, consequentemente, da boa saúde e da longevidade.

Sustentabilidade: a escolha da dieta deve ser sustentável, baseada no conceito de não violência e compaixão pelos seres vivos, com ênfase no autocuidado. É preciso considerar que a dieta não envolve apenas a pessoa e o seu equilíbrio individual, mas engloba aspectos como o ambiente, o solo, o sol, a chuva, o trabalho de quem planta e colhe, transporta, prepara, além do consumo de recursos utilizados do planeta para a produção dos alimentos.

O poder da autocura: Cada indivíduo tem o poder de autocura. Dessa forma, a ayurveda oferece a todos o caminho para compreender as necessidades individuais do organismo e a liberdade de conquistar, manter ou recuperar a saúde. Essa filosofia vai além do ditado popular "você é o que você come", e preconiza que "você é o que você consegue digerir".

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Rotinas alimentares ayurvédicas

Rotinas alimentares ayurvédicas
Palestras e Entrevistas

Alimentação ayurvédica

Alimentação ayurvédica

Para pensar

Podemos considerar a dieta um dos principais fatores da ayurveda?

Sim, porém lembramos que a dieta ayurvédica muda de pessoa para pessoa em razão de fatores como idade, sexo, doshas, entre outros. Ter isso em mente é importante. Só sabendo exatamente qual deve ser...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema