Fundamentos

Hidratação

A hidratação é o ato de ingerir água ou líquidos para repor as perdas fisiológicas de água e minerais do organismo. A hidratação adequada satisfaz a sede, mantém o balanço hidroeletrolítico e fornece substratos para diversas funções bioquímicas vitais como a regulação da temperatura corpórea. Além da água, diversos líquidos são consumidos, como os sucos de frutas, chás e, mais recentemente, as bebidas industrializadas que abrangem os refrigerantes, suplementos hidroeletrolíticos e refrescos. Quando praticamos exercício, por exemplo, perdemos líquidos. Para recuperar esses líquidos devemos nos hidratar. Quando nossa urina está clara e abundante isso é uma indicação de que estamos nos hidratando corretamente.

Macronutriente

A água é considerada um macronutriente no nosso organismo. Ela umidifica as mucosas (bocas, olhos e nariz), transporta oxigênio e nutrientes para as células, lubrifica as articulações, atua como solvente universal para todas as substâncias e nutrientes do organimos, ela faz parte do processo de excreção de metabólicos, pois faz parte da urina. Além disso, a água previne a constipação e participa da regulação da temperatura corporal. 

Vivencie

Guia

Los Mendozitos

Los Mendozitos
Palestras e Entrevistas

História do chá

História do chá
Guia

Alto da Harmonia

Alto da Harmonia

Para pensar

A quantidade de flúor e cloro existente na água pode afetar a saúde das pessoas?

Atualmente, há um enorme debate em torno da quantidade de cloro e flúor na água. Enquanto a falta de flúor pode reduzir prevenção efetiva das cáries nas pessoas; o excesso causa fluorose, que é o su...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema