Outras visões

Muitas perguntas em torno da Pirâmide Mediterrânea permanecem não respondidas. Por exemplo, embora as taxas de doenças cardíacas sejam baixas nos países mediterrâneos, não se consegue explicar a alta incidência de derrame cerebral, quase o dobro em comparação aos Estados Unidos.

Embora a ligação entre dieta e doenças cardíacas seja forte, não se sabe com certeza que elementos da dieta formam essa ligação. Talvez o azeite seja um fator-chave, porém, os nutrientes e fitoquímicos encontrados nos vegetais, legumes, frutos do mar e temperos, como o alho e ervas, também oferecem efeitos protetores. Estilos de vida ativos podem desempenhar seu papel, do mesmo modo que diferenças no tabagismo; a prática de atividade física reduz o risco de doenças cardíacas, mas o fumo o aumenta significantemente. As técnicas de cozimento mediterrâneas, que conservam as vitaminas e as preferências pelas frutas e vegetais crus também podem ter importância.

A dieta mediterrânea oferece baixo aporte de ferro e cálcio, dois nutrientes essenciais, especialmente para mulheres e crianças. Como esses dois nutrientes estão tipicamente em falta para muitas pessoas (a anemia atinge uma em cada cinco pessoas no mundo), parece arriscado restringir os laticínios (ricos em cálcio) e a carne vermelha (rica em ferro). Quem segue essa dite consome esses carne vermelha no máximo 4 vezes por mês. Algumas diretrizes da dieta mediterrânea podem ser adotadas com prováveis benefícios à saúde. Entre elas estão: incluir legumes e verduras à dieta diariamente, e substituir parte da gordura saturada por insaturada, ou seja, azeite. 

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