Fundamentos

Agricultura orgânica

A produção orgânica é um sistema que emprega métodos biológicos de fertilização e controle de pestes. Foi iniciada pelo britânico Albert Howard na primeira metade do século 20. Nesse tipo de agricultura não são utilizados fertilizantes químicos ou pesticidas. De certa forma, os produtos orgânicos representam uma alternativa ao agronegócio feito com uso intensivo de agroquímicos. O controle das pragas nas fazendas orgânicas é feito através de métodos preventivos como rotação de culturas e o plantio de espécies companheiras capazes de dissuadir pragas.

Biodinâmica

Criada pelo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), essa prática surgiu de uma compreensão mística da agricultura. Em 1924, Steiner fez uma série de palestras sobre produção agrícola que se tornaram a base dessa prática. Para o austríaco,  que se preocupava com a degradação dos alimentos em razão da utilização cada vez maior de fertilizantes e pesticidas, a solução era influenciar a vida orgânica no planeta através das forças “cósmicas” e “terrestres”. Até os dias de hoje, são muito poucas as evidências científicas em torno desse tipo de agricultura.

Explore

O que é alimentação naturalista?

O que é alimentação naturalista?

O que é fermentação?

O que é fermentação?

O que é um produto orgânico?

O que é um produto orgânico?

Vivencie

Guia

Instituto Chão

Instituto Chão
Palestras e Entrevistas

Alimentação vegetariana para atletas

Alimentação vegetariana para atletas
Guia

Terça-feira Orgânica

Terça-feira Orgânica

Para pensar

Quando lavamos nossos alimentos, conseguimos retirar todos os agrotóxicos?

Não. Há dois tipos de agrotóxicos: os sistêmicos e os de contato. Os primeiros entram nas plantas, circulam na seiva e penetram os tecidos; os de contato, por sua vez, agem apenas externamente, poré...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema