Outras visões

Preço Os alimentos orgânicos são geralmente mais caros. Isso ocorre, no Brasil, em razão da menor capacidade de oferta e do contínuo crescimento da demanda. Com mais gente querendo comprar alimentos orgânicos e a produção incapaz de atender a todos, os preços desses produtos tendem a subir. Somente com o aumento da produção desse tipo de alimento os preços vão diminuir. A vulnerabilidade da lavoura de orgânicos em relação às intempéries do clima e aos ataques das pragas também encarece esse tipo de produção. Além disso, o agricultor que cultiva orgânicos precisa fazer alguns investimentos iniciais para conseguir as certificações necessárias para obter os selos governamentais, ou seja, para tal é necessário ou contratar uma empresa especializada, depois disso fazer um cadastro no Ministério da Agricultura ou então entrar para alguma cooperativa que funcione em um Sistema Participativo de Garantia.

Tudo isso leva tempo e aumenta os custos da produção. Entre as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, há uma que obriga o produtor de orgânicos a adotar uma série de cuidados para impedir qualquer tipo de contaminação por agrotóxicos ou adubos químicos. Para se enquadrar a essa regra, os agricultores são obrigados a estabelecer em suas propriedades rurais um perímetro improdutivo ao redor da área de plantio. Esse setor da fazenda é uma espécie de escudo contra as substâncias químicas. No entanto, ela acaba se tornando também uma área improdutiva. Portanto, o agricultor orgânico usa mais terra para produzir menos. Isso encarece a lavoura, afeta os preços e os torna mais altos. Para dificultar ainda mais, em razão da regulamentação de orgânicos no Brasil ser ainda muito recente — o decreto 6.323 que trata da comercialização e produção desse tipo de alimento é de 2007 — o país sofre com a falta de profissionais, tecnologias e insumos para o setor. Ainda são pouco difundidas as técnicas para a produção de orgânicos no Brasil.

Explore

O que é fermentação?

O que é fermentação?

O que é um produto orgânico?

O que é um produto orgânico?

O que é alimentação naturalista?

O que é alimentação naturalista?

Vivencie

Guia

Instituto Chão

Instituto Chão
Palestras e Entrevistas

Alimentação vegetariana para atletas

Alimentação vegetariana para atletas
Guia

Terça-feira Orgânica

Terça-feira Orgânica

Para pensar

Como saber se o produto que estou comprando é realmente orgânico?

Conforme a legislação brasileira em vigor, o consumidor reconhece o produto orgânico através do selo brasileiro ou pela declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Todo produto orgânico ve...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema