Principais nomes

Albert Howard (1873–1947)

Nascido e criado em uma fazenda no Reino Unido, Howard estudou em Cambridge. Ao concluir seus estudos serviu como migologista para o Departamento de Agricultura das Índias Orientais do Império Britânico. Passou vários anos na Índia, quando este país era uma colônia. Retornou para o Reino Unido em 1931. Somente ao voltar ao seu país natal que Howard começou a divulgar seus conceitos de agricultura orgânica.

Em 1943, Howard publicou o livro An Agricultural Testament, no qual ele descreve a importância da utilização de restos orgânicos na fertilização do solo. Essa técnica recebeu o nome de Indore, em razão de uma determinada região da Índia na qual Howard trabalhou. Ela seria o início da sistematização ocidental das práticas de compostagem. Howard, portanto, foi o intelectual que começou o processo que retirou a agricultura orgânica do campo e a levou para os livros, por isso ele é sempre lembrado como um dos criadores da versão moderna dessa prática.

Rudolf Steiner (1861-1925)

Fundador da primeira Sociedade Antroposófica, o espiritualista e filósofo austríaco Rudolf Steiner também criou a antroposofia, movimento baseado na noção de que existe um mundo espiritual compreensível ao pensamento puro, ao qual só se tem acesso através das mais altas faculdades do conhecimento.

Em sua juventude, Steiner foi um ardoroso pesquisador da obra de Goethe. Editou os trabalhos científicos do poeta alemão entre 1889 e 1896. Steiner é também autor de A Filosofia da Liberdade (Die Philosophie der Freiheit), obra publicada em 1894. Sua antroposofia defende uma percepção espiritual independente dos sentidos. Dela, surgiram inúmeras práticas como a pedadogia Waldorf, a medicina antroposófica e a agricultura biodinâmica.

Segundo Steiner, os seres humanos devem procurar participar mais efetivamente dos processos espirituais do mundo através de uma “consciência de sonho”, mais próxima do estado de vigília, porém, ele também acreditava que o apego às coisas materiais afastava os seres humanos desse estado de percepção. A reaquisição dessa relação com a realidade, para ele, se daria através do exercício de nosso intelecto, isto é, na constante busca pelo conhecimento.

FAO

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), atualmente dirigida pelo brasileiro José Graziano, é a grande responsável pela divulgação e difusão da agricultura orgânica pelo mundo. Desde 1999, a instituição luta desenvolver esse tipo de prática pelo planeta.

Para a FAO, promover a agricultura orgânica representa oferecer uma alternativa capaz de maximizar o desempenho dos recursos renováveis mundiais. Essa divulgação se baseia no fato de que as emissões dos sistemas de produção convencionais são sempre mais elevadas do que as dos sistemas orgânicos. Portanto, defender a agricultura orgânica, para a FAO, significar reduzir as emissões, beneficiar a biodiversidade e impulsionar uma prática que ajuda no sequestro de carbono e na preservação do meio ambiente.

IFOAM

Desde 1973, a IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica) oferece assistência e suporte para os produtores orgânicos em todo mundo. Com mais de 800 afiliados em 117 países, a IFOAM representa atualmente um setor que movimenta bilhões de dólares por ano e está transformando hábitos de consumo e alimentação em todo planeta.

Explore

O que é um produto orgânico?

O que é um produto orgânico?

O que é fermentação?

O que é fermentação?

O que é alimentação naturalista?

O que é alimentação naturalista?

Vivencie

Guia

Instituto Chão

Instituto Chão
Palestras e Entrevistas

Alimentação vegetariana para atletas

Alimentação vegetariana para atletas
Guia

Terça-feira Orgânica

Terça-feira Orgânica

Para pensar

Quando lavamos nossos alimentos, conseguimos retirar todos os agrotóxicos?

Não. Há dois tipos de agrotóxicos: os sistêmicos e os de contato. Os primeiros entram nas plantas, circulam na seiva e penetram os tecidos; os de contato, por sua vez, agem apenas externamente, poré...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema