fbpx
Logo portal NAMU

O que é

Os suplementos são produtos voltados para a complementação de uma dieta alimentar. Eles contêm vitaminas, minerais e aminoácidos. Sua utilização deve ser voltada exclusivamente para os indivíduos com carências nutricionais. No entanto, muitas pessoas saudáveis utilizam os suplementos para obter um melhor desempenho durante a prática de atividades físicas.
Há vários tipos de suplementos. Eles são:
Suplementos Hipercalóricos: possuem alto valor energético e são feitos de carboidratos e aminoácidos essenciais. Devem ser consumidos apenas por atletas profissionais que praticam exercícios muito intensos.
Suplementos Hiperproteicos: compostos de proteínas do tipo albumina e aminoácidos, esses suplementos são indicados para pacientes hospitalizados. Atletas com alto nível de intensidade no exercício também podem utilizá-los, pois eles ajudam a preservar a massa muscular e na formação de músculos.
Suplementos Termogênicos: aumentam o metabolismo, o que produz perda de peso e gordura corporal. São perigosos e seu uso, quando o termogênico é feito de efedrina, é proibido no Brasil.
Suplementos Antioxidantes: ajuda na limpeza do organismo, na eliminação dos radicais livres e no combate ao envelhecimento. Chá verde e vitamina C são antioxidantes.
Suplementos Polivitamínicos: para pessoas que necessitam complementar vitaminas e minerais no dia a dia.
Suplementos Hormonais: são substâncias que estimulam a produção de hormônios. Sempre é necessária uma avaliação médica para poder utilizá-los.

Cuidados

Não se deve, jamais, tomar suplementos por conta própria. É necessário sempre buscar o auxílio de um nutricionista ou de um médico. Os riscos para quem toma suplementos sem acompanhamento de um especialista podem ser altíssimos.

Também é muito importante ter em mente que seu consumo jamais será capaz de substituir uma alimentação equilibrada. Quando consumidos, por exemplo, suplementos hipercalóricos em excesso, podemos sofrer de problemas nos rins e no fígado. Só devem tomar esse tipo de suplementos as pessoas possuem deficiências orgânicas reais.

No caso dos suplementos termogênicos seu uso indiscriminado pode causar taquicardia, insuficiência cardíaca, pressão alta, acidentes vasculares cerebrais, alteração de humor, insônia, ansiedade, falta de ar, complicações nos pulmões e problemas no fígado e rins. Tanto é assim que a substância a efedrina, presente em muitos termogênicos, é proibida no Brasil.

Já no caso dos polivitamínicos, apenas os praticantes de atividade física intensa, os atletas profissionais e os indivíduos com ingestão alimentar restrita devem fazer uso desse tipo de suplemento. Seu uso inadequado e sem orientação correta pode causar problemas como distúrbios gastrointestinais, fadiga, lesão renal, erupção na pele e lesão hepática.

Para os suplementos hormonais também é necessário ter acompanhamento médico. Seu uso por contra própria é muito perigoso, pois pode causar desde doenças cardiovasculares e problemas nos rins até derrame cerebral e infarto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *