Fundamentos

A Medicina Tradicional Chinesa está baseada na premissa dos mesmos princípios que regem os ciclos da natureza que exercem influência na fisiologia humana: é o conceito filosófico de integridade e unidade do organismo humano em si mesmo e em sua relação com a natureza. 

O diagnóstico e o tratamento são expressos no equilíbrio das energias Yin e Yang, cujas ações influenciam as interações dos cinco elementos que compõem todas as substâncias do universo: metal, madeira, água, fogo e terra.

Pelos princípios taoístas, os alimentos também são classificados em yin ou yang de acordo com as suas características, que precisam ser equilibradas. 

Os alimentos provocam respostas no organismo no sentido de fazer subir, descer, trazer para a superfície (flutuar) e interiorizar (aprofundar) a energia. Essas propriedades são utilizadas tanto para corrigir determinados padrões de adoecimento como para provocar respostas específicas do organismo.

Outro princípio importante a ser seguido na MTC é o da harmonia das cores nas composições das refeições, aproximando arte e alimentação.

Para pensar

Há muitas diferenças entre a alimentação tradicional chinesa existente no Brasil com a feita na China?

Sim. As diferenças são enormes. Na China, a medicina tradicional é seguida pelo sistema público de saúde, o qual a utiliza de forma integrada com a medicina alopática. Em função disso, a alimentação...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema