O que é

Sistema baseado em alimentos de origem vegetal. No vegetarianismo, o consumo de comida de origem animal só ocorre em situações limitadas. A adoção desse sistema se justifica muitas vezes por alegações éticas, religiosas ou ecológicas.

Assim, nenhum tipo de carne (vermelha, aves e frutos do mar) faz parte desse tipo de alimentação. Há também vegetarianos que não consomem leite e derivados e aqueles que não consomem ovos.

Os vegetarianos mais radicais são os veganos, que seguem uma filosofia na qual não se consome nenhum tipo de produto de origem animal, inclusive roupas feitas com lã, seda ou couro.

O vegetarianismo é uma dieta que possui diferentes significados. É praticada por grupos variados e pelas mais distintas razões. Há pessoas que são vegetarianas por motivos religiosos da mesma forma que há indivíduos que são vegetarianos e ateus, como é o caso de muitos veganos.

É possível obter todos os nutrientes necessários por meio de uma dieta vegetariana. Para isso, é fundamental alimentar-se com uma variedade de alimentos que satisfaça todas as demandas nutricionais. Uma dieta vegetariana necessariamente deve se concentrar em incluir elementos como ferro, cálcio, zinco e vitamina B12.

 

 

 

Explore

Todo mundo pode ser vegetariano?

Todo mundo pode ser vegetariano?

Vivencie

Palestras e Entrevistas

É difícil ser vegano?

É difícil ser vegano?
Palestras e Entrevistas

Educação humanitária e veganismo

Educação humanitária e veganismo
Palestras e Entrevistas

Os carboidratos na alimentação vegetariana

Os carboidratos na alimentação vegetariana

Para pensar

A ética deve guiar nossa alimentação?

Para muitas pessoas, a questão ética acaba se tornando o principal motivo para adotar uma dieta vegetariana. A grande maioria desses indivíduos acredita que matar animais para alimentação é algo erra...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema