fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Gerais

Fitness

Abdominais queimam a gordura da barriga?

Saiba se está usando a gordura do abdômen como fonte energética nos exercícios
Da redação
27/09/19

É comum ver promessas de treinamentos que reduzem a gordura acumulada na região abdominal, mas será que isso é verdade? É possível diminuir diretamente a gordura corporal acumulada em uma região?

Primeiramente, é necessário entender que utilizamos fontes diferentes de energia para realizar exercícios e para viver. O tipo de substrato que usamos para realizar qualquer atividade depende da sua disponibilidade e da intensidade e duração do exercício.

Um fato simples é que nunca falta gordura para ser utilizada como fonte energética, mas apesar de ser a fonte mais abundante, ela não é a de mais rápida utilização.Por isso, em atividades intensas e de curta duração nosso corpo tende a utilizar, principalmente, os carboidratos estocados (glicogênio) ou circulantes (glicose) e em atividades de longa duração e menor intensidade, utiliza a gordura como fonte de energia.

Então conseguimos controlar de onde vem a energia a ser utilizada? O glicogênio acumulado em determinada musculaturaé prioritariamente utilizado, pois já está disponível para uso. Apesar de existir uma quantidade pequena de gordura nas fibras musculaturas (triglicerídeos intramusculares), ela está em sua grande maioria localizada no tecido adiposo,localizado em diversas áreas do corpo, tanto sob a pele como entre os órgãos. Para utilizarmos a energia provinda das fibras musculares é preciso tornar a gordura circulante e oxidá-la. Como temos estoques de gordura "espalhados" pelo corpo, acabamos mobilizando de todos eles.

Existem diversos estudos comparando a utilização ou não de exercícios abdominais para perda de gordura abdominal, como o estudo publicado no J Strength Cond Res. em setembro de 2011), . Na pesquisa foi analisada a utilização de abdominais por  seis semanas porem um grupoe em outro não. A alimentação foi controlada em ambos os grupos. Ao final das semanas, não ocorreu nenhuma diferença no peso corporal, na circunferência ou gordura abdominal dos membros de cada grupo, a única diferença foi na força do abdômen.

A musculatura abdominal tem a capacidade de realizar três diferentes funções: estabilizar a coluna, realizar flexão e rotação do tronco. Todas essas funções são importantes, mas nenhum movimento queima gordura localizada.

Esse é o ponto fundamental para realização de exercícios abdominais: o fortalecimento da musculatura do abdômen melhora a capacidade de estabilização da coluna e consequentemente a postura. Isso também permite uma maior eficiência nos demais exercícios que necessitem da estabilização da coluna, por exemplo, os movimentos com pesos livres.

Para quem procura resultados mais estéticos, o exercício abdominal ajuda a deixar a musculatura mais forte, mas não apresenta definição a menos que sua porcentagem de gordura corporal esteja abaixo dos 10%.

Apesar de abdominais não serem os melhores exercícios para melhorar a sua estética, uma seleção adequada de exercícios pode ser um eficiente aliado, juntamente com uma reeducação alimentar para uma mudança no corpo.

A prática de exercícios tanto aeróbios -corrida, bicicleta, natação-, quanto anaeróbios -musculação, corridas intervaladas- é importante tanto para a manutenção da saúde quanto melhora da sua composição corporal. E se engana quem pensa que para perder gordura devemos nos concentrar somente em exercícios aeróbios.

Há muito tempo, já foi comprovado que a prática de exercícios de musculação promove redução de peso corporal similar a do exercício aeróbio, com um benefício de ajudar na manutenção da massa magra - Effects of strength or aerobic training on body composition, resting metabolic rate, and peak oxygen consumption in obese dieting subjects. Am J Clin Nutr setembro 1997 -.Mas como isso seria possível se falamos que para utilizar gordura durante o exercício, ele precisa ter uma intensidade baixa e de longa duração?

Como vimos, para o seu corpo, o substrato que ele vai utilizar durante o exercício não é o determinantepara o resultado. Mesmo que durante a atividade você utilize mais glicogênio - carboidrato, seu metabolismo vai “acelerar” fazendo com que durante o descanso você acabe por metabolizar mais gordura corporal.

Isso ocorre tanto pelo aumento de gasto energético durante a recuperação, quanto pelonecessidade de repor os estoques de energia que resultarão em um acumulo energético dentro das musculaturasem forma de glicogênioe não em adipócitos (gordura).

Os exercícios aeróbios ajudam tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças (Aerobic Exercise Reduces Asthma Phenotype by Modulation of the Leukotriene Pathway. Front. Immunol., June 2016) e são fortes aliados na perda de peso corporal, claro, acompanhado de um trabalho equilibrado e reeducação alimentar.

O treinamento, portanto, tem como principais funções a manutenção da saúde, o fortalecimento das musculaturas e o aumento do gasto energético, que facilita o processo de perda de gordura. Não existe milagre, mas o exercício físico é parte fundamental para a melhora e manutenção da composição corporal à longo prazo.

Quer iniciar um treinamento em casa? Conheça o curso Programa de emagrecimento e definição abdominal. Saiba mais aqui

Fotos: Joe Shlabotnik / Flickr: Exercise / CC BY 2.0; Tony Alter / Flickr: I tried this once. / CC BY 2.0; Fit Approach / Flickr: 65 / CC BY-SA 2.0


Recomendados
Esportes

Os perigos do sedentarismo e da falta de atividade física

O sedentarismo é um dos maiores problemas de sa...

Gerais

Como corrigir a postura? 5 dicas para colocar em prática

A dor na coluna é um problema que afeta cerca d...