Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Decore sua cozinha com o feng shui

Pintar as paredes com cores claras e deixar o ambiente sempre organizado são fundamentais para manter a energia

Chalon Handmade / Flickr: Freestanding Handmade Kitchen / CC BY 2.0

A cozinha é o coração de uma casa, pois é ali que são elaboradas as refeições que fornecem a energia vital para o corpo. Nutrir-se bem é fundamental para ter saúde e força física necessária ao trabalho e à conquista da prosperidade.

A energia das finanças, representada na figura dos armários organizados, é simbolizada também pelo elemento fogo, presente no eletrodoméstico mais importante da cozinha: o fogão. Cuidar da decoração e da organização de todos os objetos presentes nesse cômodo, bem como manter em bom estado os eletrodomésticos, é importante para se organizar e melhorar a prosperidade.

A cor mais indicada para a cozinha é a branca por estar relacionada com a limpeza e a simplicidade, assim como os tons pastel. Cores fortes são boas para detalhes, mas é necessário que o ambiente seja muito bem iluminado. Deve-se evitar a cor preta, pois ela simboliza a água e conflita com o elemento principal da cozinha, o fogo. Desaconselha-se também a predominância do vermelho, pois ele acentua a energia do fogo e causa irritação em quem prepara as refeições.

Plantas na cozinha são muito bem-vindas, principalmente os temperos, como alecrim, louro, tomilho, manjericão, orégano, hortelã, salsinha e cebolinha. Além de estimular e renovar a energia do ambiente, eles podem ser utilizados na elaboração dos pratos. Deixe em exposição frutas e flores em arranjos próximos aos livros de receitas. Potes transparentes de vidro com alimentos decoram muito bem o ambiente e utensílios com cores vibrantes ativam a energia da fartura.

Por ser o elemento mais importante da cozinha, o fogão deve ser utilizado pelo menos uma vez no dia, nem que seja para ferver água para um chá. Isso ajuda a ativar e integrar a energia da prosperidade no lar. É fundamental também que ele esteja sempre muito limpo e funcionando perfeitamente.

Se ele estiver ao lado ou em frente de uma pia ou geladeira, recomenda-se colocar um sino de vento entre eles para que a energia do elemento água não apague a do elemento fogo. A porta da geladeira deve abrir diretamente para a do fogão.

Ao preparar os alimentos, não é aconselhável ficar de costas para a porta de entrada da cozinha pois precisa ter domínio do ambiente. Se não houver alternativa, instalar um espelho para refletir quem entra e sai da cozinha reduz o problema.

Os armários da cozinha representam o fluxo financeiro. Por isso, é importante manter prateleiras, gavetas e armários sempre em ordem. Louças, aparelhos de jantar e utensílios não usados, quebrados, lascados ou rachados devem ser eliminados. Conserte os eletrodomésticos que estiverem quebrados e doe os sem utilização.

Objetos pontiagudos, como tesouras, abridores de vinho e facas devem ser guardados em gavetas. A validade dos alimentos e bebidas guardados em estoque deve ser conferida para não evitar o consumo de produtos estragados. Por fim, instalar um relógio com a hora certa na cozinha ajuda a manter a energia em movimento.

Fotos: Percio Oliveira / Flickr / CC BY-ND 2.0; Steve Larkin / Flickr / CC BY 2.0