Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

O que seus olhos dizem sobre você?

Para a iridologia, padrões da íris podem ajudar a reestabelecer o equilíbrio mental e corporal

Foto: Thinkstock

Segundo a iridologia1, é possível fazer uma análise física, mental, emocional e espiritual do ser humano por meio da observação da íris e sua topografia. Meneghetti2 afirma que a personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os modos de pensar, sentir e agir do indivíduo.

O estudo iridológico, por meio de um dos métodos Rayid de avaliação, auxiliaa identificação de padrões de personalidade e possibilita o autoconhecimento, a identificação de necessidades e instintos, além de afetar o modo de ser e agir perante o mundo.

O método Rayiddefine quatro configurações representadas na íris: flor, joia e corrente são as básicas e ponta de lança a intermediária. Essas formas refletem modos de aprendizado e expressão, identificam o comportamento e mostram o efeito de cada personalidade em fases da vida.

Os indivíduos que possuem a íris em formato de flor4 são considerados a “alegria do mundo”, pois além de serem mais sensíveis e emocionalmente expansivos, se envolvem em questões sociais. Apesar dessa constituição exigir repouso para recompor as energias, ela logo renasce com alegria e vitalidade para prosseguir seu caminho.

O perfil de joia4 está relacionado a sujeitos mais críticos, filosóficos e que possuem alto poder de observação. Apresentam certo grau de resistência às mudanças e demoram para concretizar seus objetivos. Tornam-se grandes líderes e oradores por possuírem capacidade verbal muito acentuada.

O tipo corrente5 é formado por pessoas intuitivas e cuidadoras que, mesmo temendo o movimento, possuem estabilidade para lidar com situações de turbulência e permanecer sob controle. Geralmente são ótimos terapeutas e profissionais da área da saúde.

A característica de ponta de lança refere-se aos indivíduos pioneiros na expansão dos limites impostos pela vida, sendo reconhecidos como os maiores inventores e criadores da história da humanidade. Seus principais traços são a perseverança, a intuição e o tato com situações adversas.

Caso estejam em desequilíbrio5, os padrões flor, joia, corrente e ponta de lança podem manifestar respectivamente: raiva e depressão; ansiedade e frustração; vícios e sensação de desamparo e comportamentos autoabusivos e destrutivos.

A iridiagnose fornece, em caráter singular, uma identificação de estruturas presentes na íris que indicam manifestações sintomáticas nos aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. É importante ressaltar que, mesmo possuindo uma abordagem profilática e terapêutica, a iridologia não substitui em nenhuma hipótese outros exames laboratoriais e consulta médica, mas sim auxilia de forma complementar tais procedimentos. Também não há nenhuma evidência científica que comprove o princípio ou a eficácia desse método.

Referências

1 BATTELLO, C. As bases da iridologia alemã. Editora Celso Batello, 2009.

2 MENEGHETTI, A. Dicionário de ontopsicologia. Editora Editrice, 2008.

3 BATTELLO, C. Psicoiridologia - Jung e o método Rayid. Editora Celso Batello, 2009.

4 ______. Iridologia e irisdiagnose – O que os olhos podem revelar. Editora Celso Batello, 2009.

5 KHALSA, G. S. Iridologia integrada - A ciência e a arte da revelação do holograma humano. Editora Madras, 2009.