Na prática

Fundamentos. Os fundamentos da técnica se baseiam no entrecruzamento da arte com a ciência. Parte-se do princípio que o estado emocional e a personalidade de cada um encontram-se refletidos em seus movimentos e que, portanto, a alteração em seus padrões de movimento poderá resultar em transformações na saúde emocional e física do indivíduo. A proposta consiste em favorecer a consciência da pessoa como um ser da natureza, que participa de uma forma ou de outra dos ritmos biológicos, dos rituais sociais e comunitários da dança do universo. Promove, portanto, o encontro com a totalidade, reduzindo a separação mente e corpo tão valorizada pelo mundo moderno, reintegrando os fragmentos das polaridades. Não há, na dançaterapia, a preocupação com o belo e a estética. Quem faz essa prática não deve ser necessariamente um dançarino profissional e, portanto, não há exibição nem plateia. O movimento é expressão da escuta interna da forma autêntica de ser. Dessa maneira, é possível encontrar os próprios limites, apendendo a respeita-los.

Sessão. Como as técnicas dentro da Dança Movimento Terapia variam de acordo com as necessidades e habilidades do cliente, as atividades dentro de uma sessão de DMT também podem ser várias. Normalmente, a sessão implica em algum tipo de movimento, que pode ir desde os mais sutis até os mais expansivos, passando por passos aprendidos ou imitados até aqueles que surgem de um total improviso, sem haver julgamentos.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Balé para crianças

Balé para crianças
Palestras e Entrevistas

Dança contemporânea

Dança contemporânea
Guia

Instituto Brincante

Instituto Brincante

Para pensar

A tecnologia está acabando com as terapias vinculadas à dança?

Justamente pelo fato de o corpo estar muito cindido da mente, pela supervalorização da razão e desconexão com a totalidade, há uma demanda muito grande para práticas alternativas que favoreçam esta ...

VEJA MAIS

Possibilidades

Esportes

veja mais sobre o tema