Quem influenciou

Contato autêntico. Esta técnica, desenvolvida por Soraya Jorge e Guto Macedo, surge do encontro entre o “Movimento Autêntico” e “O Contato Improvisação”. Ela investiga a desconstrução de modelos na perspectiva dos novos que surgem desse processo, que trabalha na crença de que o corpo precisa se descondicionar de certos padrões e assumir um encontro com o meio ambiente, bem como com a sensibilidade humana e as contradições da sociedade atual.

Contato Improvisação (CI). A técnica, criada na década de 70 por um grupo de coreógrafos e bailarinos norte-americanos, ligados à dança moderna, consiste em um sistema de movimentação no qual o toque entre duas ou mais pessoas geram o fluxo dos movimentos. Os artistas participantes do grupo inicial fundaram uma companhia da dança, a Grand Union, que tinha por base metodológica o improviso grupal. Esta companhia foi resultado dos incômodos com as formas massantes e formatos corporais pré-estabelecidos das escolas e companhias de dança e, em 1972, apresentaram um espetáculo chamado Magnesium, oficializando o CI. O Contato Improvisação surge como um caminho para a expansão da percepção corporal, da percepção das qualidades tônicas, dos centros gravitacionais, dos encaixes e das possibilidades corporais.

Sistema Laban/Bartenieff. Extensão do Movimento Laban, foi desenvolvido por Irmgard Bartenieff (1900-1981) em função da sua experiência com pacientes vítimas da poliomielite, com os quais desenvolveu um método de reeducação corporal chamado Fundamentos de Bartenieff, incluído no Sistema Laban/Bartenieff.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Balé para crianças

Balé para crianças
Palestras e Entrevistas

Dança contemporânea

Dança contemporânea
Guia

Instituto Brincante

Instituto Brincante

Para pensar

A tecnologia está acabando com as terapias vinculadas à dança?

Justamente pelo fato de o corpo estar muito cindido da mente, pela supervalorização da razão e desconexão com a totalidade, há uma demanda muito grande para práticas alternativas que favoreçam esta ...

VEJA MAIS

Possibilidades

Esportes

veja mais sobre o tema