Criação

Com relação às pesquisas científicas, em 1936, encontra-se a primeira referência a um estudo com meditação. Depois, apenas em 1956 faz-se referência a outro estudo. Porémk, somente em 1970 é que de fato houve interesse da comunidade científica em estudar a meditação em função dos resultados obtidos com o dr. Wallace. Posteriormente, com o início das técnicas de mindfulness com Kabat-Zinn por volta de 1985, começa-se a trabalhar os conceitos que as práticas meditativas orientais tinham em relação ao cunho espiritual e contemplativo que traziam, tentando torná-la mais adequada ao ocidente, sistematizando as técnicas e excluindo os rituais e a filosofia. Dá-se início a uma era onde pretende-se usar a meditação para ajudar a curar doenças, melhorar o bem estar, criar paz mental, ou simplesmenente se tornar um funcionário mais produtivo. Pode-se didaticamente dividir a meditação em dois blocos: Ocidental e Oriental.

Meditação oriental: respiração, visualização, mantra, orações são usados para aquietar o turbilhão da mente e as inquietações do corpo criando um caminho para a iluminação ou a realização espiritual. Envolvimento do aspecto devocional. Encontra-se em centros budistas, templos, escolas de yoga, centros cristãos, escolas judaicas (de cabala).

Meditação Ocidental, em especial nas pesquisas científicas, a meditação tem sido utilizada para descrever práticas onde há o controle das emoções e pensamentos através de um foco definido. A investigação científica da meditação parte da premissa que, embora existam diversas técnicas, todas têm uma característica fundamental comum: o controle da atenção.

Explore

O que é meditação vipassana?

O que é meditação vipassana?

Saulo Fong explica o que é meditação

Saulo Fong explica o que é meditação

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Saulo Fong: o que é meditação

Saulo Fong: o que é meditação
Palestras e Entrevistas

Conheça a história de Daniel Calmanowitz

Conheça a história de Daniel Calmanowitz
Palestras e Entrevistas

Fernando Bignardi: meditação e disciplina

Fernando Bignardi: meditação e disciplina

Para pensar

Um cristão que pratica meditação budista pode ter conflito de crenças?

Em geral as meditações budistas trazem rituais e verbalizações típicas desta religião ou filosofia, caso consiga manter distância dos rituais e não se importar  a prática pura e simples da medi...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema