Na prática

Apesar dos mestres possuírem como referência a mesma raiz, que está vinculada aos mosteiros budistas de Mianmar, o ensinamento prático de vipassana assume particularidades de cada professor. Alguns cursos são em mais ou menos dias. Nos textos clássicos, no entanto, não há qualquer referência à quantidade dos dias. A prática é adaptada conforme cada mestre. No texto a seguir descrevemos mais detalhadamente as particularidades dos ensinamentos da escola Goenka, que á  mais predominante e famosa. No entanto, é bom lembrar que os princípios da meditação serão sempre os mesmos — embasada na percepção consciente das sensações do corpo — independente do professor.

MÉTODO DA ESCOLA GOENKA:

O CURSO: nesse tipo de meditação recomenda-se iniciar a prática em um curso onde são ensinados de forma sistematizada os passos para o desenvolvimento correto da vipassana, depois o aluno deve continuar por conta própria. Para se iniciar na prática, o interessado participa de um retiro feito tradicionalmente em 10 dias em um dos centros de meditação vipassana espalhados pelo mundo. Lá, ele aceita o compromisso de se dedicar integralmente à técnica durante o período de retiro, procurando ficar no local por todo o tempo proposto.

VALOR: O curso é mantido por contribuições voluntárias feitas ao final do retiro e pelo trabalho dos alunos antigos. Não há obrigatoriedade de pagamento.

Explore

O que é meditação vipassana?

O que é meditação vipassana?

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Meditação vipassana

Meditação vipassana
Guia

Casa de Dharma

Casa de Dharma

Possibilidades

Esportes

veja mais sobre o tema