O que é

Proteção e beleza são dois aspectos importantes no cuidado com a boca. Produtos como batom, gloss e protetor solar são boas opções e estão entre as mais utilizadas.

Cobrir os lábios por motivação estética é um hábito antigo. Há relatos da utilização desses cosméticos no Antigo Egito, na Pérsia e na China. Na Europa da Idade Média, o uso foi proibido pela Igreja Católica por ser considerado herege.

Hoje, a prática está enraizada nos hábitos de tratamento pessoal. Juntamente com os olhos, a boca é uma das partes mais chamativas do rosto quando maquiada. Mas a beleza não é a única atenção que se deve ter com os lábios. Protegê-los também é fundamental, pois a exposição à luz solar enfraquece a mucosa e predispõe o aparecimento de problemas de saúde como a herpes, que atinge muitas pessoas na época do verão.

A escolha dos produtos também ajuda na proteção. Apesar de recentes estudos terem apontado a presença de compostos prejudiciais em muitas marcas de batons, existem atualmente no mercado opções orgânicas com baixas quantidades de álcool, fenóis, parafinas e conservantes. A maior preocupação do consumidor com a saúde e o compromisso das empresas em oferecer melhores produtos tem melhorado sensivelmente a qualidade e a segurança dos cosméticos.

Possibilidades

veja mais sobre o tema