Atualidades

Ciência global. Trata-se de um pensamento que procura ser um sistema de conhecimento global do saber humano. A filosofia de Aristóteles é um prenúncio do saber enciclopédico, formato que está presente até os dias atuais.

Teoria, práxis. A divisão entre ciências teóricas e ciências, além do fato de que elas possuem um tipo de relação, não só influenciou o pensamento filosófico, como em Karl Marx (1818-1873), mas também o cotidiano das pessoas.

Legados para as ciências. É inegável que várias das descobertas aristotélica perduraram. Embora algumas teorias tenham ficado datadas, como a teoria do céu, que durou até a época da Renascença, assim como a sua física elementarista (água, ar, terra e fogo) se estenderam até o século 19, restam ainda vários dos aspectos no campo da psicologia, que ainda não foram contraditos pelas ciências modernas. Por exemplo, a localização precisa da ideia de alma e de intelecto, a distinção entre as faculdades e os órgãos, etc. Além disso, com exceção da física quântica, a ideia da causa motriz ainda é utilizada para explicar muitos dos fenômenos pela observação científica do real, ou ainda as representações empíricas do domínio do vivo.

Para pensar

O que é filosofia para Aristóteles?

O desejo por conhecimento e por uma vida filosófica mobiliza um objetivo que não visa qualquer motivação utilitária. É interessante observamos que, embora a obra de Aristóteles procure pelo inteligí...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema