Outras visões

Filosofia grega: Platonismo e aristotelismo fazem parte do pensamento de Boécio, mas não são dotados do viés cristão de sua obra. É preciso ter em mente que as traduções e o manejo dos conceitos clássicos – por exemplo de Ideia e de Matéria – estão inseridos em uma tentativa de sistematização da filosofia grega antiga.

Estoicismo: Da escola estoica, sobretudo de Sêneca, Boécio herda conceitos fundamentais e que depois seriam repercutidos na temática da filosofia medieval e inclusive moderna, como os conceitos de lei natural, de destino e de providência para pensar a ideia de liberdade frente às adversidades do mundo natural.

Agostinianismo: Escola oriunda do pensamento de Santo Agostinho e que se opõe ao pensamento boeciano, sobretudo na importante temática cristã do livre-arbítrio. Enquanto os agostinianos tentaram elaborar um pensamento a partir da iluminação da vontade humana pela graça, o pensamento de Boécio torna complexa a ideia de que o homem é livre.

Para pensar

O que era a filosofia para Boécio?

É comum que se interprete a obra de Boécio unicamente como sustentação divina do sofrimento do homem. No entanto, é importante notarmos que existe também um movimento de retribuição de Boécio à filo...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema