Criação

O comunismo foi um conceito que surgiu a partir da ideia de emancipação da classe proletária. Ele seria a superação do processo de alienação do trabalho. Na dialética marxista do trabalho, a classe dominada supera sua própria condição quando deixa de ser proletária e se liberta da classe dominante. Da mesma forma, a burguesia só pode ser livre quando deixa ser a classe dominada que expropria o proletariado. Foi com a união da dialética do trabalho, da propriedade privada e da concepção materialista da história que Marx conseguiu mostrar que o capital é resultado da propriedade fundiária que se transforma em acúmulo de bens e de força de trabalho. Ele, ao dar sentido a esses conceitos, indicou que o comunismo deveria se opor diretamente às teorias clássicas e liberais, defensoras do direito de propriedade, como em Adam Smith.

Outra ideia que permitiu o surgimento do marxismo e do comunismo foi a teoria do valor presente em O Capital. Essa tese procura dar conta do processo de alienação, produto do fetichismo da mercadoria. É exatamente na sua atividade de produção primordial que o homem perde a sua liberdade e torna a sua atividade de trabalho alienada, ou seja, quando isso ocorre os resultados estão fora de seu controle. Os conceitos comunistas e socialistas se baseiam no seguinte argumento proposto por Marx: a história revela o processo de alienação da produção sob a forma da contradição do homem e de sua atividade no decurso do tempo. O Manifesto Comunista, de 1848, convida os trabalhadores para a revolução que os libertaria dessa condição universal de alienação. Ao ser realizada, a revolução aboliria esse processo de produção baseado na forma do capital, construindo uma outra relação do homem com o trabalho.

Para pensar

Marx pensa o comunismo como a liberdade plena. Mas como seria possível unir de forma igualmente plena os interesses individuais e coletivos no comunismo?

O grande problema teórico é a concepção sobre o que seria a natureza humana. Se para o marxismo não há uma essência transcendente e a-histórica sobre a liberdade humana, o que permite contrapor a ca...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema