Fontes e inspirações

O marxismo foi influenciado sobretudo pela filosofia alemã e as teorias clássicas do pensamento econômico:

Idealismo alemão: Corrente que nasce com Kant e culmina em Hegel. É a palavra que em geral se diz da doutrina filosófica que define a ideia como princípio do conhecimento e ao mesmo tempo da realidade. Ou seja, o mundo real pode ser tido como um produto do pensamento. Em Kant, encontramos um idealismo crítico, ou transcendental, em que os fenômenos são meras representações do sujeito. Fichte, Schelling e mesmo Hegel resultam em um tipo de idealismo absoluto, em que as coisas representadas supõem já uma negação total da realidade objetiva. Por fim, Hegel, ao introduzir no pensamento do idealismo absoluto uma dialética moderna, foi capaz de dar conta da relação entre mundo exterior e pensamento pela representação.

Teoria econômica clássica: Através do escocês Adam Smith (1723) ganhou força a tradição da teoria econômica liberal. A Riqueza das Nações (1776) é a sua principal obra, com a defesa da liberdade irrestrita do comércio como prosperidade nacional. O Estado é quem garante o direito de propriedade e mantém a relação de subordinação entre os homens pelas qualificações pessoais, idade fortuna e berço. Outros autores presentes nessa tradição são: Thomas Malthus (1766 – 1834), articulando a relação entre população e economia; David Ricardo (1772 – 1823), ao problematizar a questão do valor e pensar a expansão econômica e distribuição de renda; John Stuart Mill (1806 – 1873), que introduziu na economia preocupações de “justiça social”; e Jean-Baptiste Say (1768 – 1832), com ênfase na relação entre industriários e lucros.

Para pensar

Marx pensa o comunismo como a liberdade plena. Mas como seria possível unir de forma igualmente plena os interesses individuais e coletivos no comunismo?

O grande problema teórico é a concepção sobre o que seria a natureza humana. Se para o marxismo não há uma essência transcendente e a-histórica sobre a liberdade humana, o que permite contrapor a ca...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema