Outras visões

Problematização do modernismo: A terminologia que indica sucessão do modernismo remete à Europa Ocidental, na virada do século XIX para o XX, com a manifestação da mecânica, do industrialismo e das técnicas que promoveram o ideal de uma sociedade progressiva e próspera, elevando a razão humana e as suas aspirações.

Proximidades com o anarquismo: A principal proposição anarquista é a ruptura dos sistemas em que existam um soberano ou uma autoridade. A ideia de ausência de hierarquia, permitindo uma liberdade individual e a ausência de rigidez das normas, tem muita afinidade com a postura do pós-moderno. A ideia de organização espontânea é outro aspecto que aproxima ambos os pontos de vistas, ao deixar que a determinação dos indivíduos seja oriunda de uma escolha de uma organização que nasça na sociedade, no entanto sem obedecer uma compreensão universalista e cristalizada.

Crítica e produto do positivismo: O ideário do progresso científico é o ambiente propício para o pós-modernismo, da mesma forma que este também cria condições favoráveis para  fazer a ciência, que necessita de uma liberdade para experimentações de novos conceitos e paradigmas. Por exemplo, a tecnologia trouxe uma série de possibilidades e caminhos para o estabelecimento das ordens sociais, tornando muito próximas a teoria da comunicação e a realidade.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Eliana Atihe e o resgate do feminino

Eliana Atihe e o resgate do feminino

Para pensar

O pós-moderno é agora. O que vem depois?

A esperança depositada pelas teorias consolidadas do século XIX já havia se deparado com a crítica de que o projeto de uma razão emancipada esbarra no aspecto financeiro e na submissão ao jogo ...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema