Fontes e inspirações

Platão (428/427 a.C.-348/347 a.C.): Agostinho toma a divisão entre o mundo sensível e suprassensível da filosofia platônica para pensar as virtudes tradicionais dos gregos (saúde física, beleza, riqueza, prazeres), tidas como ilusão dos sentidos. No entanto, à concepção do mundo das ideias e ao mundo dos sentidos, Agostinho introduz o elemento da fé, em que o registro do mundo da sensibilidade pode estabelecer um tipo de comunicação com o mundo metafísico. A relação entre razão e mundo natural é permeada pela fé, relação que guarda os maiores problemas tratados por sua filosofia, como o tempo e a linguagem, ambos responsáveis pela forma de vínculo entre o mundo humano e o mundo divino.

Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.): Para Aristóteles, o objetivo da ética é constituído pela noção de felicidade – como a vida boa, correspondendo à vida digna. Nessa direção, haveria uma subordinação da ética à política, em que os tratados éticos e os tratados sociais pertencem a um mesmo estudo, classificado como “política”. A necessidade de introduzir a perspectiva cristã nessa relação entre felicidade e dignidade levou Agostinho a inverter esta subordinação, reinventando o legado da Ética a Nicômaco de Aristóteles, de modo que o agraciamento – a Graça – seria a noção responsável por dar um sentido extramundano aos saber prático da virtude.

O estoicismo: Na doutrina de Agostinho sobre as paixões da alma encontramos os elementos da ética e da lógica estoica, sobretudo do pensamento tardo-antigo representado por Sêneca e Cícero. São usados como elementos de aproximação da abordagem antropológica dos afetos e das paixões na natureza humana.

Para pensar

A fundamentação da trindade na obra de Santo Agostinho traz o problema de se pensar a sexualidade na doutrina do pecado original. Como o autor se furta desse problema?

Trata-se de um problema controverso saber como ocorre a inclinação para o mal, transmitido de geração em geração, a partir da concupiscência herege em Adão, a qual afeta todos os seres humanos nasci...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema