Associação Comunitária Monte Azul

A Associação Comunitária Monte Azul é uma organização não governamental localizada na periferia da zona sul de São Paulo. Atualmente, ela beneficia diretamente mais de cinco mil famílias. A associação oferece oportunidades a crianças, adolescentes e adultos não privilegiados social e economicamente por meio da educação, saúde e cultura.

A instituição também busca promover a ampliação da consciência sobre o meio ambiente, oferecer o desenvolvimento profissional e social e aplicar a visão da antroposofia de Rudolf Steiner no dia a dia da comunidade. Seus programas agregam colaboradores e voluntários, brasileiros e estrangeiros, num modelo de atuação multiplicador e disseminador. A Monte Azul tem um cerne espiritual, orientada pelo pensamento antroposófico e atua prioritariamente pelo desenvolvimento integral do ser humano.

História

A Associação Comunitária Monte Azul foi fundada pela pedagoga antroposófica alemã Ute Craemer, em 1979. Ela chegou em São Paulo em 1971 para ser professora da Escola Waldorf Rudolf Steiner. Ao mesmo tempo, iniciou um trabalho de educação com as crianças da favela Monte Azul, em 1975, recebendo-as em sua própria casa e organizando reuniões com os seus pais para discutir soluções conjuntas para seus problemas. Com o objetivo de criar uma ponte entre as realidades dos alunos da escola em que lecionava e as crianças da favela, Craemer fundou a associação. Atualmente, ela atua como Conselheira do Grupo de Metas - responsável pela gestão da Associação Comunitária Monte Azul.

Objetivos

A Associação Comunitária Monte Azul visa impulsionar o processo de crescimento individual e comunitário, por meio da busca de soluções de gestão e de âmbito social baseadas na pedagogia Waldorf, na autoeducação, na medicina ampliada pelos princípios da antroposofia e na participação comunitária. A organização promove também o amor e o respeito ao ser humano independentemente da nacionalidade, raça, religião, posição política, condições sociais e físicas.

Projetos

A Associação Comunitária Monte Azul tem como objetivo trabalhar com vários raios de ação desenvolvidos de forma integrada para o fortalecimento de seus programas, projetos e ações de desenvolvimento social. Dentre os projetos desenvolvidos estão:

- escola de música;
oficinas culturais;
bibliotecas;
cursos capacitadores para a experimentação de habilidades técnicas, artísticas e sociais;
atividades artísticas e recreativas, que acompanham os conteúdos culturais das épocas do ano;
programas de formação básica de crianças;
programa de desenvolvimento dos colaboradores;
escola de resiliência;
assistência humanizada ao parto;
coleta seletiva;
horta orgânica;
tratamento interdisciplinar para dependentes químicos;
atendimentos a pessoas com deficiência intelectual;
ambulatório médico terapêutico;

A Associação Comunitária Monte Azul também possui uma loja com móveis, brinquedos, peças de decoração, brindes etc e uma padaria com pães integrais, sucos, biscoitos e bolos. Todos os produtos vendidos seguem os mesmos princípios antroposoficos da associação. Ambos os comércios promovem uma vitrine da expressão e da produção social, geram capacitação e elevam a autoestima da comunidade.

Recursos

Os recursos arrecadados pela Associação Comunitária Monte Azul são provenientes de doações e parcerias de pessoas físicas, jurídicas e projetos do Brasil e do exterior. A instituição também aceita doações de fundações e instituições. Tudo é voltada para criar atividades de geração de renda. A ONG mantém ainda convênios com a prefeitura de São Paulo.

Profissionais

Os educadores da Associação Comunitária Monte Azul são preparados no Mainumby – Centro de Formação de Educadores Sociais. O curso dura quatro anos, sendo três de formação e mais um ano de aprofundamento. Além do curso, existem procedimentos de avaliação e acompanhamento regidos pela Escola Oficina Social – programa de desenvolvimento organizacional para os colaboradores da associação. As decisões referentes ao trabalho são tomadas pelos colaboradores, organizados em vários grupos multidisciplinares.

Voluntariado

Para ser voluntário na Associação Comunitária Monte Azul é preciso, primeiro, identificar-se com a causa. Depois, basta entrar em contato com a área de voluntariado da associação para elaboração de cadastro e encaminhamento interno. O voluntário será solicitado conforme surgirem as demandas nas áreas propostas por ele. Existem também outras formas de colaborar com a organização, por meio de projetos, programas e ações pontuais, além de doações em dinheiro.

Núcleos

A Associação Comunitária Monte Azul abrange três núcleos estabelecidos na periferia da cidade de São Paulo: Núcleo Monte Azul, Núcleo Horizonte Azul e Núcleo Peinha. O Núcleo Monte Azul nasceu como sede da associação e se estruturou ao redor da mina de água que ali existia, nos anos 70. No começo dos anos 80, a associação ampliou o trabalho para a comunidade vizinha, a Peinha, que estava em uma situação muito precária. Ali passou a constituir o Núcleo Peinha. O Núcleo Horizonte Azul foi fundado em 1983, quando a Associação Comunitária Monte Azul adquiriu uma chácara, próxima à represa de Guarapiranga, no bairro Jardim Horizonte Azul. Inicialmente, o local era um espaço para que as crianças dos outros núcleos brincassem e tivessem maior contato com a natureza. Com as melhorias de infraestrutura, em 1988, realizou-se a primeira grande meta e a creche São Miguel foi inaugurada ali. Mensalmente, a Associação Comunitária Monte Azul promove uma palestra sobre as atividades desenvolvidas nos três núcleos.

Site

No site oficial da Associação Comunitária Monte Azul é possível encontrar, além de informações institucionais e de contato, fontes de consulta sobre a filosofia antroposófica e uma linha do tempo com o histórico da associação desde seus primórdios em 1975. Nele é possivel encontrar ainda a agenda dos eventos realizados pela associação, as últimas notícias sobre as ações realizadas e a listagem dos projetos e das parcerias, além disso, há instruções de como se voluntariar e fazer doações.

Fotos: Divulgação Associação Comunitária Monte Azul

Veja também:
CARE Brasil
Fundação Julita
Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo (Aatesp)

 

Endereço

Avenida Tomás de Sousa
Jardim Monte Azul,São Paulo 11 5852 3036
Associação Comunitária Monte Azul
[email protected]