Instituto Nyingma do Brasil

O Instituto ou Centro Nyingma do Brasil (CNB),fundado em 1984,é o mais antigo centro de budismo tibetano no Brasil.

Ele foi criado para ser um centro de estudos onde pessoas de qualquer formação, religião, ou profissão, podem desenvolver seus conhecimentos sobre a mente e o ser humano.

A palavra Nyingma significa “o mais antigo” e refere-se à primeira das quatro linhagens do budismo que foram desenvolvidas no Tibete.

O centro é guiado pelos ensinamentos do lama tibetano Tarthang Tulku Rinpoche que veio para o Ocidente com a missão de contribuir para a propagação do Budismo.

O local promove o estudo e a prática do Dharma (os ensinamentos do Buddha) de forma adaptada à cultura ocidental em cursos semestrais,seminários, palestras, exposições, retiros, workshops, cerimônias, ciclos de cinema comentado, rodas de oração e projetos de arte sagrada. Muitas dessas atividades são gratuitas.

O Instituto também exerce atividades de tradução, publicação e impressão de livros da Editora do Dharma. Ele também promove a preservação da herança cultural e espiritual do budismo tibetano através do Projeto de Ajuda aos Tibetanos (TAP).

Para os que desejarem se aprofundar nas práticas Nyingma, há a oportunidade de trabalhar e participar de retiros no Nyingma Institute em Odiyan, na Califórnia, nos Estados Unidos nos projetos de arte e produção de textos sagrados, que são doados a monastérios e bibliotecas no Himalaia.

Além disso, no site é possível adquirir produtos artesanais, em que o lucro é revertido para a distribuição desses textos e arte sagrada do budismo tibetano.

Áreas de estudo

No Instituto Nyingma do Brasil são oito áreas de estudo que se entrelaçam no para formar o conhecimento:

- Estudos e práticas budistas;
- Caminho da beleza e arte e arquitetura sagradas;
- Caminho da habilidade;
- Língua e literatura tibetanas;
- Psicologia Nyingma;
- História budista e geografia sagrada;
- Kum Nye (os instrutores dos Institutos Nyingma de São Paulo e do Rio de Janeiro são os únicos treinados e autorizados por Tarthang Tulku a ensinar o Kum Nye, a yoga tibetana, no Brasil);
- Tempo, espaço e conhecimento.

Outros centros Nyingma

No Brasil há mais um centro Nyingma no Rio de Janeiro e mais três unidades respectivamente nos Estados Unidos, na Holanda e na Alemanha.

Fotos: Divulgação Instituto Nyingma do Brasil


Veja também:
CEBB - Centro de Estudos Budistas Bodisatva
Centro de Dharma da Paz
Centro de Meditação Kadampa Brasil

Endereço

Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 224
Alto de Pinheiros,São Paulo 11 38644785
11 30219376
Instituto Nyingma do Brasil
[email protected]

Formas de Pagamento