Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

4 receitas saborosas feitas com arroz

Além de prático, o cereal é nutritivo e pode ser feito em inúmeros pratos do dia a dia ou em outros mais elaborados

FonthipWard / Pixabay / CC0 Creative Commons

Presente na maioria das casas brasileiras, o arroz é pedido certo quando o assunto é praticidade e nutrientes. E como é considerado um alimento neutro, é possível realizar inúmeras receitas com o cereal. Risoto, arroz de forno, arroz doce, sopa e bolinhos estão entre os pratos preparados com o ingrediente.

Por ser parte da cultura gastronômica do Brasil, muitas pessoas simplesmente acrescentam o arroz no cardápio sem ao menos pesquisar quais tipos de benefícios o alimento pode gerar ao organismo. Por exemplo, você sabia que o arroz integral possui um nível considerável de fibras capazes de proporcionar saciedade e regular o intestino? Além disso, é uma boa alternativa para quem tem diabetes, pois ajuda a estabilizar o açúcar no sangue.

Cálcio, magnésio, ferro, potássio e vitaminas do complexo B estão entre os nutrientes encontrados no arroz. É importante lembrar o valor nutricional varia de acordo com cada tipo do alimento.

O arroz branco é rico em carboidratos simples, aqueles que elevam o açúcar no sangue e proporcionam energia momentânea ao corpo (não é indicado para diabéticos). O arroz vermelho possui uma substância chamada monacolina e que auxilia na redução do colesterol. Já o arroz negro tem propriedades antioxidantes, ótimos para proteger o corpo da ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Agora que já conhece alguns benefícios do arroz, que tal incrementar o seu cardápio com inúmeras preparações deliciosas? Confira, agora, 4 receitas de dar água na boca:

Arroz de forno com shimeji

Quer sair do básico arroz e feijão? Neste vídeo, o chef e proprietário do restaurante vegetariano Goa, Augusto Pinto, explica o passo a passo do arroz de forno com shimeji. Além de deliciosa, a receita conta com ingredientes naturais, orgânicos e ricos em nutrientes.

Aprenda a receita aqui.

Arroz de limão

Nesta receita, a chef Carina Müller ensina o preparo de arroz de limão, receita que além do cereal conta leve toque de limão e castanha de caju. Você pode servir a delícia no almoço em família ou em um jantar mais requintado.

Aprenda a receita aqui.

Arroz doce com amêndoas

Quem disse que arroz só se come em prato salgado? O arroz doce é uma receita bem comum no cardápio brasileiro. Normalmente, em tempos de festas juninas, é encontrado com facilidade em barraquinhas. Mas você não precisa esperar até junho para saborear, não é mesmo?

Aprenda a receita aqui.

Leite de arroz

É intolerante a lactose? Pois essa receita é para você. O leite de arroz é um leite vegetal muito conhecido. Ele serve como substituição para receitas vegetarianas/ veganas. Além disso, é rico em nutrientes e pode ser utilizado em sobremesas, tortas, bolinhos e tudo o que você quiser.

Aprenda a receita aqui.

Gostou das receitas? Agora você pode aprender inúmeros pratos sem sair da sua casa. Conheça os cursos online de gastronomia do Namu Cursos e fique expert na cozinha. Saiba mais aqui.