Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Caixa-Preta da Saúde recebe denúncias

Site criado pela Associação Médica Brasileira já recebeu, em menos de um mês, mais de 2,1 mil reclamações

Divulgação

Os pacientes podem enviar depoimentos, fotos e vídeos pela página da internet

A Associação Médica Brasileira (AMB) criou uma iniciativa para receber e divulgar denúncias sobre problemas encontrados pela população brasileira nas redes pública e privada de saúde. Denominado Caixa-Preta da Saúde, o projeto já recebeu mais de duas mil denúncias desde o início de março de 2014.

Os pacientes podem enviar depoimentos, fotos e vídeos para o site. Todas as reclamações são verificadas pela própria AMB e só depois são publicadas na internet. A questão mais criticada pelos internautas é a demora no atendimento dos hospitais públicos e privados, seguida pela falta de remédios (37%), de leitos (31%) e de materiais médicos (27%).

Canal de comunicação

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, 77% das pessoas classificam a saúde pública como ruim ou péssima. O objetivo do Caixa-Preta não é resolver todos os problemas do sistema de saúde brasileiro, mas abrir espaço para a população falar. A partir daí, pressionar o governo a tomar atitude.

Para realizar uma denúncia basta acessar o site (1) e clicar em “Enviar denúncia”. É necessário selecionar seu estado, sua cidade e o motivo da queixa. Há espaço para colocar o nome do hospital, inserir vídeos ou fotos e uma caixa de texto onde o relato deve ser escrito. A depoimento pode ser anônimo.