fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Bebidas » Gerais

Bebidas

Como seria o mundo sem refrigerantes?

Muitas calorias, enfraquecimento dos dentes e risco de depressão são malefícios trazidos pelas bebidas
Da redação
27/09/19

O mundo sem refrigerantes seria mais magro, sorridente e sem cáries. Principal causa da obesidade mundial, os refrigerantes contêm, em média, três colheres de sopa de açúcar por latinha de 300 ml. Fora os quilos a mais, essa bebida compromete nossos sorrisos porque corrói o esmalte dos dentes. Além disso, uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da Carolina do Norte, dos Estados Unidos, revelou que seu consumo aumenta em 22% a chance da pessoa de desenvolver depressão. 

Para quem deseja se livrar do açúcar e recorre às opções diet e zero, a propensão à doença pode aumentar. Conforme informações do mesmo instituto, pessoas que ingerem grande quantidade desses refrigerantes por dia, 800 ml ou mais, correm um risco de 30% de entrar em um quadro depressivo.

Sabotagem ao corpo                                                   

Além das muitas calorias presentes nas bebidas, elas ainda são capazes de instigar a fome. Quando absorvidos pelo intestino, os refrigerantes jogam grande quantidade de glicose na corrente sanguínea de uma só vez. Isso estimula a produção de insulina no pâncreas e a liberação excessiva dessa substância no organismo causa a vontade de consumir mais alimentos açucarados.

Nos líquidos diet e zero, o problema não é menor. Mesmo não contendo açúcar, o sabor adocicado da bebida faz com que o cérebro entenda que estamos ingerindo doces. Esse entendimento errôneo também incita a liberação de insulina no sangue.


Veja também:
Suco detox não faz milagre
Como escolher a melhor água mineral?
História do chá


Recomendados
Bebidas

A importância de uma boa hidratação para o corpo

Muito se fala sobre a importância da alimentaçã...

Bebidas

Como tomar café com consciência

Isabela Raposeiras fala sobre os benefícios de ...