Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Decore sua casa com ideias criativas

Reciclar móveis, madeira e caixotes de feira é uma opção para economizar e deixar o ambiente mais bonito

Luci Correia / Flickr / CC BY 2.0

Todos os dias móveis, madeiras, caixotes e muitos outros objetos são descartados como produtos inúteis. O que muita gente não sabe é que essas peças, quando reformadas, podem se transformar em elementos de decoração. Mais do que isso, mudam a cara do ambiente e deixam o local mais bonito e aconchegante sem gastar muito dinheiro.

“Para criar seus próprios móveis, é preciso ter criatividade”, explica Carolina Panini, artista plástica e fundadora do projeto Caçambaria. “Eu percebi que as pessoas colocavam muitas coisas em bom estado de conservação no lixo e resolvi transformá-los em peças novas”, comenta.

Da caçamba pra dentro de casa

O projeto Caçambaria é uma iniciativa de economia criativa. Recolhe utensílios que iriam para o lixo e cria objetos novos para uso e decoração. O emprendimento ainda oferece palestras, consultorias, workshops, oficinas práticas e técnicas simples em vídeos no Canal Caçabaria - DIY. Agora já é possível transformar aquelas peças antigas em artigos ainda mais belos que os originais.

caçambaria

O projeto, fundado em 2012, já retirou mais de quatro toneladas de lixo das ruas de Jaú, interior de São Paulo

“Não podemos olhar para o que está na caçamba como lixo, pois isso causa desprezo. É necessário ter olhar artístico para poder criar”, ressalta Carolina. Na hora de começar a reciclar móveis, a dica da especialista é planejar e enxergar como o objeto ficará depois de pronto. Segundo ela, isso facilita o processo de criação e o desenvolvimento do projeto.

móvel reciclado da loja Caçambaria

Criatividade sustentável 

As sugestões dadas pela artista plástica ajudam também na organização de apartamentos e locais com pouco espaço. “Reciclar o caixote de feira é uma ótima alternativa para colocar na área de serviço e utilizar como criado mudo, ou armarinho de banheiro. Essas são peças fáceis de harmonizar e que não ocupam muito espaço".

Como fazer? 

"Na hora de reciclar dá para utilizar verniz, tintas coloridas, papeis e tecidos. Pode-se explorar muitas possibilidades para criar os móveis sustentáveis. É algo muito amplo, então cada um tem a liberdade de criar da forma que quiser", declara. Ela recomenda, aos interessados, utilizar tutoriais que existem em sites de decoração ou mesmo cursos online que facilitem o acesso de como construir seus próprios objetos.

"O primeiro passo, após escolher a peça, é a higienização. A maioria dos artigos que serão reutilizados suportaram o tempo e por isso a limpeza é fundamental", esclarece Panini. 

"Fazer esse trabalho é ter consciência de que estamos retirando algo que iria para o lixo e colocar de fato uma prática mais sustentável ao alcance das pessoas", completa. Segundo a artista, a ideia permite que todos elaborem algo criativo com as próprias mãos sem gastar muito.

Fotos: Blog Caçambaria