Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Iyengar: foco no alinhamento do corpo

Acessórios como cadeiras, cintos e blocos podem auxiliar na conquista da postura de yoga

steven sim / Flickr: yoga sunset / CC BY-ND 2.0

Bellur K.S. Iyengar criou um método que enfatiza o alinhamento preciso nas posturas

"Embora a yoga comece com o culto do corpo, ela leva ao cultivo da consciência."

A luz da ioga, Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar.

A frase acima traz a reflexão de que os asanas (posturas corporais), apesar de trabalharem o aspecto físico, auxiliam também a ampliar o estado de consciência e a tranquilizar a mente. A própria palavra yoga é utilizada em sânscrito com o sentido de união e a finalidade da prática é unir corpo e mente.

Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (1918-2014) foi um dos mestres de yoga mais reconhecidos mundialmente. Ele criou um método que leva o próprio nome: Iyengar. O método é ensinado em diversos países e enfatiza o alinhamento preciso na execução das posturas. Para que todos possam fazê-las, o mestre incorporou à prática o uso de acessórios como cadeira, cintos, blocos e cordas para ajudar a alcançar o alinhamento desejado conforme os limites de cada praticante. B. K. S. Iyengar é autor de vários títulos, como  A luz do ioga, obra de referência traduzida para vários idiomas e publicada pela primeira vez no final da década de 1960.

Quer aprender algumas técnicas do método iyengar? Confira o curso Iyengar yoga: asanas energizantes, corpo firme e mente estável e desfrute de todos os benefícios da prática. 

Foto: Flickr/ Barry Silver 


Veja também:
Iyengar yoga: funcional e prático
Iyengar para gestantes no primeiro trimestre
Iyengar para gestantes no segundo trimestre