fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Diversão e Viagens » Passeios » Gerais

Gerais

Mata Atlântica sem sair da cidade

Trilha pelo Parque da Cantareira é uma opção de escapar para o verde em São Paulo sem pegar estrada
Bruno Torres
27/09/19

Com cerca de 8 mil hectares e distante apenas 10 km do centro de São Paulo, o Parque Estadual da Cantareira é uma das maiores áreas de mata urbana no planeta. Parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, o parque tem acesso fácil, trilhas, cachoeiras, lagos e o mirante da Pedra Grande, que oferece uma uma vista para o mar de edifícios da cidade de São Paulo.

É um passeio que pode ser realizado nos finais de semana e feriados e oferece atividades para todas as idades. É possível realizar caminhadas, praticar mountain-bike, fazer piqueniques e ainda visitar o museu da Pedra Grande.

A cidade de São Paulo não é a única "dona" da área. A mata também se estende pelos municípios de Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Sua fauna inclui espécies como bugios, tucanos, gaviões, pacas, jaguatiricas, entre outras. O destaque da flora são as bromélias, o palmito-jussara, sassafrás, imbuia e inúmeras outras que constam na lista de ameaçadas de extinção. É um local rico em mananciais, que antes abasteciam a cidade por meio das represas do Engordador, Barrocada e Cabuçu.

Visão de floresta fechada da Mata Atlântica com as árvores jacarandá-paulista, canela-incenso, embaúba, tapiá-mirim entre outras
Jacarandá-paulista, canela-incenso, embaúba e tapiá-mirim são alguns exemplos da flora do parque

O parque é dividido em quatro núcleos. O mais conhecido é o Pedra Grande, que tem uma trilha com 9,5 km de extensão (ida e volta). O trajeto é asfaltado e sombreado por árvores, por isso é considerado agradável e de fácil execução. O principal atrativo do caminho é, como o próprio nome diz, uma grande pedra com vista panorâmica da cidade de São Paulo. A altitude no local é de mais de mil metros e nos dias de sol pode se avistar também a Serra do Mar.

O Engordador é um dos núcleos do parque que permite optar entre cinco trilhas diferentes, entre elas a da Cachoeira, que tem 6,5 km de extensão. O núcleo Águas Claras, local onde se concentravam córregos e riachos da região, possui trilhas para veículos off-road. O núcleo Cabuçu foi aberto à visitação pública em 2008 e também possui trilhas de diversos níveis de dificuldade. Seu atrativo principal é um antigo forno usado para a produção de carvão vegetal e pequenos córregos afluentes da represa.

Placa de identificação no Parque da Cantareira indicando a fronteira entre os municípios de São Paulo e Mairiporã
A divisa entre os municípios é a Mata Atlântica

Como chegar?

O acesso ao parque pode ser feito via ônibus pelas linhas Metrô Parada Inglesa - Horto Florestal, Metrô Santana, Metrô Parada Inglesa, Metrô Parada Inglesa, Metrô Tucuruvi e Tucuruvi.

Para quem for de carro, não há estacionamento dentro do parque, mas a Rua do Horto possui vagas onde os veículos podem ser estacionados. Na página do Parque da Cantareira, há indicações com mapas para chegar aos núcleos Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu.

Trilha no Parque da Cantareira coberta pela neblina
Caminhar pelas trilhas do parque permite observar animais nativos, como bugios e tucanos

O que levar?

No local não existe lanchonetes ou locais para comprar alimentos, por isso é recomendavel levar lanches, água e demais suplementos necessários para repor a energia das caminhadas e demais atividades possíveis de realizar dentro do parque.

Horário de funcionamento

O parque funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. É necessário confirmar em cada um núcleos os horários permitidos para acesso às trilhas. O ingresso custa R$ 9 e crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam. Estudantes pagam meia-entrada.

Foto 1: Flickr solfelipe
Foto 2 e 3: Ana Carmen Foschini


Veja também: 
Existe Mata Atlântica em SP
Guardiões da Mata Atlântica em Sampa
Salve a Mata Atlântica, #boraplantar


Recomendados
Gerais

9 regiões brasileiras para apaixonados por trilha

O Brasil é o país perfeito em beleza natural pa...

Gerais

Conheça os principais bairros de Havana

O fotógrafo Diogo Zacarias capta cenas cotidian...