fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Orgânica » Gerais

Gerais

Feira orgânica: encontre a sua e desfrute de todos os benefícios

O Portal NAMU fez um guia completo de feira orgânica e os horários de funcionamento para quem quer comprar produtos sem aditivos químicos
Da redação
27/09/19

Não é só impressão. O fenômeno da feira orgânica e seus produtos se tornou algo comum na cidade de São Paulo e a cada dia conquistam mais adeptos.

No início de 2015, a sanção de uma lei municipal expandiu o debate sobre alimentação saudável na maior cidade do país. Por isso, produtos orgânicos, agroecológicos ou de agricultura familiar passaram a ter inclusão obrigatória nas merendas de crianças e adolescentes da rede pública da capital.

Além desse grande avanço, em menos de cinco anos, várias feiras orgânicas se espalharam por toda a cidade de São Paulo. Hoje com certeza você acha uma feira orgânica relativamente perto de sua casa.

Ao longo dessa matéria, você vai encontrar todos os benefícios e vantagens de uma feira orgânica e seus produtos, algumas dicas e advertências para comprá-los. Confira!

O que é um produto orgânico?

Segundo o site do Ministério da Agricultura, um produto orgânico deve ser produzido em um ambiente onde se utilizam princípios agroecológicos que contemplem o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Além disso, na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana ou que possam destruir o meio ambiente.

Portanto, consumir produtos de uma feira orgânica significa adotar uma alimentação que respeita a natureza. Além de ser feita sem fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.

Por que feira orgânica em SP?

Já não há dúvidas que comprar alimentos ao ar livre é um hábito do paulistano. São 871 feiras livres semanais registradas pelo site da prefeitura municipal de São Paulo.

As feiras orgânicas não são tão numerosas, mas a tendência é de um amplo crescimento nesse comércio de produtos mais saudáveis, tanto ao ar livre quanto em supermercados, lojas e quitandas.

Um dos motivos para o investimento na alimentação orgânica vem da maior divulgação dos malefícios provocados pelo consumo de produtos com agrotóxicos.

E a população brasileira tem que se cuidar. Um relatório lançado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em abril de 2015, aponta que o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, cerca de cinco quilos anuais por habitante.

Malefícios dos produtos com agrotóxicos

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indicam que o uso inadequado, ou excessivo, desse tipo de insumo pode trazer graves danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Ainda segundo o relatório já citado do Inca, os efeitos adversos decorrentes da exposição crônica aos agrotóxicos em produtos podem aparecer muito tempo após a exposição, dificultando a correlação com o agente causador do dano.

Dentre os efeitos associados à exposição crônica a ingredientes ativos de agrotóxicos podem ser citados:

  • infertilidade,
  • impotência,
  • abortos,
  • malformações,
  • neurotoxicidade,
  • desregulação hormonal,
  • efeitos sobre o sistema imunológico,
  • câncer.

Preço de produtos orgânicos

Infelizmente, os preços de produtos orgânicos ainda é maior do que os cultivados de forma artificial. A boa notícia é que esse dado pode e deve mudar conforme a demanda por produtos orgânicos for aumentando. E é isso que está acontecendo em São Paulo.

onde encontrar feira orgânica

Feira orgânica: outros benefícios

Outro atrativo da feira orgânica que ajuda a cativar o público está nos eventos paralelos.

Apesar de ter o visual e o funcionamento parecido com as feiras livres tradicionais, muitas feiras orgânicas organizam cafés da manhã saudáveis, oficinas de culinária e acabam se tornando um lugar de convivência para os frequentadores.

Além disso, em uma feira orgânica, o cliente trata diretamente com o pequeno produtor orgânico local, promovendo a aproximação do campo com a cidade e do alimento com a refeição final.

Outra vantagem das feiras de produtos orgânicos é que, muito além de hortaliças, elas também dispõem de processados orgânicos e funcionais, como bolos, pães, biscoitos, geleias, massas frescas, azeites, sucos, polpas congeladas, sorvetes, entre outros produtos.

As carnes orgânicas ou caipiras - produzidas a partir de animais criados livres sem o uso de hormônios, anabolizantes ou antibióticos - também são vendidas em algumas dessas feiras orgânicas.

Feira orgânica: algumas dicas

Para adquirir o hábito de consumir de uma feira orgânica, os compradores devem lembrar que produtos orgânicos não são sempre "bonitos" e não estão disponíveis o ano todo.

Afinal, um produto orgânico acompanha os períodos de colheitas definidos pela própria natureza.

Isso acaba fazendo com que os consumidores adotem uma alimentação que obedeça a sazonalidade, variando mais nas escolhas dos alimentos e consequentemente nos nutrientes ingeridos.

O formato agradável aos olhos críticos dos consumidores acostumados aos alimentos "maquiados" pela transgenia, por sua vez, passa a ser superficial e a qualidade passa a ser o mais importante na feira orgânica.

Curso de alimentação saudável

Não tem feira orgânica perto de onde você mora? Que tal aprender a fazer uma horta caseira e desfrutar de todos os benefícios que ela pode te proporcionar?

Conheça o curso online da professora Ale Nahra Hortas caseiras agroecológicas e esqueça de vez dos alimentos com agrotóxicos. Você aprende a plantar e comer com saúde em casa.


Recomendados
Gerais

10 alimentos que fazem bem à saúde, mas pouca gente sabe

Conheça 10 alimentos nutritivos e ricos em prop...

Gerais

Alimentos naturais saudáveis na comida brasileira

Legumes, verduras e frutas são alimentos natura...