fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Pera: muito sabor, poucas calorias e nenhuma culpa

Fonte de fibras, essa fruta ajuda a regular o intestino, hidratar o organismo, saciar a fome e emagrecer
Da redação
27/09/19

Típica de regiões temperadas, a pera (Pyrus L.) é uma das frutas mais produzidas no mundo. Pertencente à família das rosáceas e originária da Ásia, a pera primeiro se espalhou pela Europa e, em seguida, pelas Américas. Sua introdução no Brasil se deu após a chegada dos imigrantes ao país. Saudável e cheia de benefícios, quando falamos em alimentação funcional essa fruta sempre deve estar na lista de compras. 

A produção da pera no Brasil é baixa, apenas cerca de 10% do total de consumo dessa fruta no país. A maioria das peras encontradas nos supermercados nacionais são importadas, apenas as vendidas entre os meses de fevereiro a abril são nacionais. Mesmo assim, ela não deixa de ser uma das frutas preferidas dos brasileiros. Segundo a Embrapa, a pera é a terceira fruta de clima temperado mais ingerida no país. Mesmo com números baixos, as regiões Sul e Sudeste lideram o cultivo da fruta.

Apesar das diversas variedades da pera, ela pode ser dividida em três grupos: as europeias, mais cultivadas no mundo, as asiáticas e as híbridas, as quais resultam do cruzamento das duas anteriores. Mesmo com as diferenças entre os tipos, a fruta é considerada uma das mais deliciosas e indicadas, inclusive, para crianças, por conta de seu sabor levemente adocicado. Portuguesa, williams e asiática estão entre as mais encontradas no Brasil.

Benefícios

Fonte de nutrientes, a pera é ótima para a saúde. A presença de vitamina A auxilia a visão. Já a vitamina C, que tem ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico, é anti-inflamatória, previne doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce. “A pera possui potássio. Esse importante mineral ajuda o nosso corpo a ter mais energia”, declara a nutricionista Luciane Firmino. Além disso, a substância atua nos músculos e é essencial na transmissão dos impulsos nervosos. A frutose e glicose da fruta também são fonte de energia para o organismo.

“A pera, assim como outras frutas, é muito importante para a prevenção de várias doenças. Os seus nutrientes podem abaixar a pressão arterial, o que dificulta o surgimento da hipertensão. Mais do que isso, a sua ação diurética purifica todo o organismo”, comenta Firmino. Fósforo, ferro, cálcio, magnésio e cobre também podem ser encontrados na fruta. A presença desses minerais fortalece os ossos, os dentes, mantém os níveis adequados dos batimentos cardíacos, forma colágeno e protege o organismo de problemas como a anemia.

A pera possui uma boa quantidade de fibras. Além de saciar o organismo e diminuir o apetite, a fruta é capaz de regular o intestino e o manter em forma. Para quem quer ficar com o corpo saudável, a dica é ingerir de 20 a 40g por dia de alimentos com fibras. Para consumir esse número de fibras, você pode variar sua alimentação com frutas, hortaliças e grãos. Nesse caso, a pera, em razão de ser uma fruta muito saborosa e fácil de consumir, pode representar boa parte das fibras necessárias que devemos consumir todos os dias.

Leve e saborosa, a pera é uma ótima opção para aquelas horas em que a fome chega. Além de in natura, pode ser consumida em saladas de frutas, doces, sobremesas, bebidas e até em pratos agridoces. “Coma de três em três horas pequenas porções de alimentos. O ideal é consumir de três a cinco frutas, verduras e legumes por dia, inclusive a pera”, finaliza a nutricionista. Para manter uma boa alimentação, evite embutidos, frituras, gordura saturada e prefira temperos naturais. Lembre-se, uma vida saudável depende do que você consome e do seu estilo de vida.

Foto 2: artvintage1800s.etsy.com / Flickr


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...