fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegetariana » Gerais

Gerais

Prefeitura proíbe produção e comercialização de foie gras em São Paulo

A medida sancionada tem o objetivo de proteger os animais de atos de crueldade desnecessários
Da redação
27/09/19

O prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou na quinta-feira, 25 de junho, a Lei 16.222/2015 que proíbe o comércio e a produção de foie gras (iguaria extraída do fígado gordo de gansos ou patos) na cidade de São Paulo. A medida do vereador Laércio Benko, que entrará em vigor em 45 dias, também impede a comercialização de artigos feitos com peles de animais criados para o fim da extração de couro.

A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. O tema foi tratado dentro do âmbito ambiental, já que a real intenção da medida é proteger os animais de atos cruéis e do sofrimento. Para o secretário executivo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV), Guilherme Carvalho, o acontecimento é uma vitória para todos e, principalmente, para os animais.

Segundo Carvalho, com a nova lei, “a sociedade ficará atenta e denunciará qualquer estabelecimento que ofereça estes produtos cruéis e, agora, ilegais”.

A gavagem, alimentação forçada das aves para engordar o fígado, já é proibida em vários países por ser considerada um ato de extrema crueldade. “O movimento vegetariano e de direitos animais está mais fortalecido do que nunca. O absurdo das indústrias que torturam animais para carne, peles ou outros produtos está ficando cada vez mais evidente”, declara Carvalho. Segundo a Prefeitura Municipal, foram analisados precedentes internacionais de proteção das aves desse tipo de sofrimento.

“Esta lei é uma vitória sem precedentes para a causa animal, um exemplo que certamente será seguido por outras cidades. Há cinco anos quem pensaria que uma proposta assim fosse sancionada? A população brasileira está evoluindo com relação aos direitos animais”, relata Fabio Chaves, fundador e infoativista do Vista-se, maior portal vegano do Brasil.

Produtos feitos com o couro proveniente da pecuária não será afetado. A proibição se restringe a venda de artigos de couro dos animais criados com o propósito da extração de sua pele.

Foto 2: Sociedade Vegetariana Brasileira


Recomendados
Gerais

Como aplicativos com comida vegetariana te ajudam a variar o cardápio

Ao contrário do que se imagina, a comida vegeta...

Gerais

Alimentação vegetariana: 5 receitas práticas

A alimentação vegetariana combina saúde e sabor...