Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

São Paulo da madrugada

Fernando Dassan foi premiado na Bienal de Florença com ensaio feito na madrugada

Fernando Dassan

Avenida Dr. Arnaldo

Ao sair de um bar com os amigos, Fernando Dassan fotografou a neblina da madrugada paulistana. Foi assim que surgiu o trabalho que levou o artista para a Bienal de Florença de 2013, onde foi premiado. Além de fotógrafo, Dassan também pinta, produz vídeos e animações. Uma de suas características é gravar como cada pintura foi feita e oferecer esse registro junto das obras. Nessa série, vemos as suas fotos premiadas que registram a cidade de São Paulo.


Metrô Sumaré

Portal NAMU: Porque você grava a produção de todas as suas pinturas? Como surgiu essa ideia?
Fernando Dassan: Certa vez, quando fiz uma pintura, meu pai me perguntou onde tinha sido a primeira pincelada e fiquei sem resposta. Com o passar dos tempos e o surgimento de novas tecnologias, cada vez mais acessíveis, lembrei-me desse questionamento e resolvi experimentar gravar uma sessão de pintura. Achei legal a ideia de entregar além do quadro o que chamo de “registro do nascimento da obra” junto. O único contratempo é que para se fazer o registro é necessário pintar na horizontal. Quando a superfície não tem dimensões grandes não tenho problemas, mas quando é grande a pintura se torna mais difícil de realizar.


Avenida Nove de Julho

Na Bienal de Florença você participou com fotos da madrugada de São Paulo. O que inspirou a série?
Em maio de 2012, estava com amigos num bar e ao sair fiquei impressionado com a densidade da neblina. Não tive dúvida, segui para minha casa, peguei o meu equipamento e dei um grande giro pela cidade. Fotografei das 2h até às 3h30. 


Praça da Sé

Quais seus próximos projetos?
Quero continuar a expor e aprimorar cada vez mais o meu estilo de pintura, desenho, foto e vídeo. Não me preocupo tanto com inovações. Acredito que o verdadeiro papel da arte é emocionar.


Veja também:
Conheça a história por trás das lentes do fotógrafo Araquém Alcântara
Pará e as belezas do Norte do Brasil
Viajar de bike pelo Norte e Nordeste