Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Seja amigo da onça

O maior felino do continente americano pode desaparecer do Brasil

Andrew Coyle/ Flickr: tootao / CC by 2.0

A extinção da onça pintada pode causar desequilíbrio na dinâmica da Mata Atlântica

A onça pintada pode desaparecer da Mata Atlântica. O alerta foi emitido pelos cientistas do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade (Sisbiota) e publicado na revista Science (1). Caso isso aconteça o bioma irá perder seu maior predador.

Conforme o relato dos pesquisadores, em todo território brasileiro existem apenas 250 animais adultos, separados em oito populações diferentes. Desses, menos de 50 estão em fase de reprodução. Segundo eles, as causas do desaparecimento são a fragmentação da mata, o desmatamento e a caça.

Para os cientistas, o impacto da perda do predador tende a ser negativo. Sem ele, o número de herbívoros e de predadores de médio porte pode aumentar. Em excesso, esses animais poderiam desequilibrar a dinâmica da floresta, por exemplo, caso consumam muito um tipo de vegetação ou um número elevado de aves. 

Referências

(1) BEISIGEL, Beatriz; CAVALCANTI, Sandra; CRAWSHAW, Peter; EIZIRIK, Eduardo; FERRAZ, Kátia; GALETTI, Mauro; GALETTI JR., Pedro Manoel; JORGE, Maria Luisa; MARINHO-FILHO, Jader; MORATO, Ronaldo; PAVIOLO, Augustin; SRBEK-ARAUJO, Ana Carolina; VERCILLO, Ugo.  Atlantic Rainforest's Jaguars in Decline. Science, 22 de novembro de 2013. Volume 342.Disponível em < http://www.academia.edu/5186415/Atlantic_Rainforests_Jaguars_in_Decline>  Último Acesso em 19/02/2014.