Namu é

Conheça mais sobre o NAMU

Saiba mais sobre

Truques para decorar salas pequenas

Inspire-se em ideias simples para deixar uma sala de poucos metros mais ampla, bonita e organizada

StockSnap / Pixabay / CC0 Creative Commons

Pequenas mudanças são capazes de ampliar o espaço e deixar o ambiente mais organizado e descolado

Moradores de casas e apartamentos pequenos têm um desafio que, se encarado de forma leve e divertida, pode se tornar um exercício de pura criatividade e de descoberta das próprias habilidades artísticas. Tudo isso é necessário para deixar ambientes pequenos mais organizados com a ajuda de truques, dicas e objetos específicos.

Nos móveis e na marcenaria, a resposta está geralmente em sofás retráteis, mesas de centro que se adaptam e se transformam em assento, fitas de LED, mesas laterais que também são bandejas e uma boa iluminação em prateleiras e nichos. Esses são ótimos recursos para criar uma sensação de expansão.

Tons claros refletem a luz e dão a impressão de aumentar o espaço de forma natural. Outros fatores que ajudam na sensação de amplitude são a verticalidade na disposição da mobília e o uso de espelhos. “Use prateleiras, armários e TVs suspensas. Não invada a circulação do espaço com peças fixas. Deixe, no mínimo, 60 centímetros de passagem em um local para não trazer a sensação de aperto. Mobiliários com linhas retas aumentam a perspectiva visual. O mesmo vale para materiais transparentes, oferecendo leveza ao ambiente”, explica a arquiteta Erica Salguero.

O uso de tapetes, especialmente os do tipo passarela, marcam a circulação de um espaço. “Em ambientes muito neutros, uma boa ideia é investir em um tapete com uma cor vibrante para alegrar o cômodo”, complementa o arquiteto.

Portas de correr também são grandes aliadas dos ambientes pequenos. Outra dica é ficar atenta à continuidade dos pisos e tetos. Isso porque chãos iguais, forros sem recortes e tapetes grandes evitam a impressão de um espaço cheio de divisões – o que contribui para a ampliação do olhar.

Organize seu espaço

Caixas, além de decorar, podem ajudar a organizar objetos e papéis soltos. “O morador pode encapá-las com papel ou tecido da sua escolha. Nichos coloridos nas paredes ajudam a guardar livros e a expor os objetos de uma maneira diferente”, aponta o arquiteto Marcelo Rosset.

Para deixar o cômodo mais descolado sem gastar muito, Rosset sugere investir em acessórios como almofadas e mantas para sofás. Esses pequenos detalhes podem mudar todo o visual de uma sala.

Visão parcial de uma sala com duas cadeira de cor cinza colocadas lado a lado. Entre elas há uma mesa de centro. Ao fundom uma parede cinza com duas prateleiras amarelas

Elementos da sala

“Salas pequenas pedem aparelhos pequenos. Se não houver uma TV, vale a pena abrir mão do sofá para ganhar espaço e investir em poltronas”, indica a designer de interiores Analu Guimarães. Portanto, se sua sala de estar for muito pequena é importante que o tamanho da televisão seja proporcional. Uma TV muito grande pode atrapalhar toda a decoração.

O tamanho da mesa de centro deve ser observado. Para não comprometer a circulação opte por uma mesa lateral. Fuja das estampas e cores escuras e prefira o bege e o cinza para trazer aconchego aos móveis e acessórios decorativos. Outra ideia é utilizar fitas de LED caindo como uma cascata para um efeito charmoso e moderno.

Quando a sala é pequena, devemos investir apenas em um elemento de destaque. “O restante deve ser neutro e homogêneo”, afirma a arquiteta Ivana Seabra. Para que o ambiente fique descontraído, opte por papéis de parede e adesivos com temas da sua preferência.

O velho pode virar novo

A reutilização, a reforma e a reciclagem de matérias-primas já utilizadas podem dar um novo frescor à beleza da sala, além de oferecer mais benefícios ao meio ambiente. “Em um dos meus projetos, fiz uma luminária com taças de acrílico e a iluminação foi por meio de retalhos de fitas de LED que haviam sobrado de outro espaço”, comenta Ivana. O arquiteto Eglon Moura ensina um passo a passo de como fazer um lustre com cabides para sala utilizando materiais recicláveis. Confira:

Ilustração com sete dicas para organizar as roupas em cabides

Veja o resultado:

Instalação de cabides juntos em formato de estrela que permitem guarda roupas em espaços pequenos

Fotos: Wonderlane / Flickr / CC BY 2.0; Assessoria Mão Dupla de Comunicação; Maré Arquitetura


Veja também
Como manter flores e plantas em ambientes pequenos
Como decorar um quarto pequeno?
Dicas de feng shui para decorar a casa