O que é

Em uma residência, a água é elemento fundamental. Ela é necessária para a higiene humana, consumo, limpeza doméstica e lavagem de roupas e utensílios. No caso do Brasil, apesar do país possuir enormes bacias hidrográficas, há também regiões que sofrem de constantes crises de abastecimento.

Mundialmente, o acesso a esse recurso é cada vez mais prejudicado por problemas como escassez e poluição, fatores que aumentam seu preço e restringem a oferta. Em razão disso, reduzir o uso e combater o desperdício não é uma questão apenas de dinheiro, mas de sustentabilidade.

Em uma residência, o emprego para descarga sanitária e higiene corporal são as atividades que mais consomem água, seguido da lavagem de roupas e manutenção em geral. Adotar equipamentos economizadores é uma solução viável para conter os excessos. No banheiro, a bacia com caixa acoplada e redutores de vazão para o chuveiro são boas opções. Na cozinha, torneiras com arejadores e fechamento automático contribuem com a diminuição do consumo. Utilizar menos é bom para o meio ambiente e para a conta no final do mês.

Educação também é importante. O uso consciente não depende apenas de equipamentos, mas do entendimento que apesar de público, a água é um bem finito e essencial.

Possibilidades

veja mais sobre o tema