José Ruguê: desequilíbrio, alimentação e ayurveda

Para o médico e especialista em ayurveda José Ruguê, ter saúde é viver de acordo com o seu padrão energético natural e individual

“Saúde é você viver o seu padrão energético original. Quando ele se estabelece, você se sente bem, cheio de vitalidade e disposição e a inteligência funciona de maneira plena. Mas cada pessoa vai ter um código. O que pode promover saúde para uma pessoa, pode promover doença para outra.  Não há um alimento bom que seja bom para todo mundo o tempo todo. Não há um estilo de vida que seja bom para todo mundo o tempo todo. Tudo isso interfere na vida e na saúde, então é importante definir esse código original da pessoa. Como eu disse, a saúde é viver o seu padrão energético original. E a doença surge quando uma ou mais dessas energias se desequilibram por excesso”, declara o médico e especialista em ayurveda José Ruguê. Nesta entrevista, Ruguê dá dicas de como equilibrar os doshas vata, pitta e kapha e fala sobre a importância da alimentação nesse processo.

Quer ter mais qualidade de vida? Conheça nossos cursos online de alimentação saudável e yoga e desfrute de todos os benefícios sem sair da sua casa. Saiba mais aqui.

Foto: Mareefe / Pixabay / CC0 Creative Commons

 

Créditos

Direção: Alessandra Haro
Reportagem: Daniel Cunha
Produção: Guilherme Speranzini
Câmera: Nathalia Kamura e Sandra Adami
Edição e finalização: Luiz Mendes