fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Chi Kung » Gerais

Corpo e Mente

Medicina chinesa: o foco não é a doença

Lucia Lee, professora de práticas corporais em medicina chinesa do Palas Athena, fala sobre equilíbrio e vitalidade
Da redação
22/12/14

Você já se perguntou qual é o olhar da medicina chinesa para as doenças do nosso dia a dia, inclusive na atualidade?

"Quando damos nome para a doença, tiramos o foco verdadeiro da vitalidade e do autoconhecimento do corpo", pontua Maria Lucia Lee, professora de práticas corporais chinesas.

Lee é também responsável por introduzir no Brasil diversas técnicas terapêuticas da medicina chinesa, como o qigong (também chamado de chi kung). Segundo ela, os movimentos dessas práticas reforçam a vitalidade do organismo e potencializam o que há de melhor em cada indivíduo.

Confira a entrevista abaixo:

Medicina chinesa e chi kung

Além de falar sobre medicina chinesa, Lucia Lee também foi uma das precursoras do chi kung no Brasil - a prática corporal que se origina diretamente da medicina tradicional da china. Mas você sabe o que exatamente é chi kung?

A origem de movimentos do chi kung – prática tradicional das artes corporais da medicina chinesa – é atribuída a dois personagens que viveram na dinastia Song (960-1279). Uma é o taoísta Lu Dunbing, mestre da alquimia e integrante do grupo dos “oito imortais” (ba xien). O outro é o general Yue Fei, criador de doze séries de exercícios para treinar suas tropas.

Com o passar do tempo, os exercícios de Yue Fei acabariam compondo os oito do Baduanjing. É muito provável que eles sejam uma síntese de exercícios terapêuticos que perduraram no tempo.

Um pouco mais sobre o chi kung

Antes de ser incorporada na medicina chinesa, a compilação das sequências em oito movimentos descritos em ilustrações só ocorreu na dinastia Song. Houve grande desenvolvimento e aprimoramento das descrições no final da dinastia Qing (1644-1912).

O nome expressa o valor que os chineses atribuem à prática. O número oito (ba), que simboliza abrangência, não é somente um indicador da quantidade de exercícios, mas uma atuação terapêutica sobre o corpo físico, emocional e mental.

Os exercícios são baseados nas propriedades de leveza, flexibilidade e brilho da seda. Em uma época em que os tecidos eram grosseiros, a seda era considerada nobre, valiosa e resistente.

A popularidade dessa prática na China recebeu, ao longo do tempo, várias versões e interpretações. Em 2009, o governo chinês fundou o Chinese Health Qigong Association, entidade com o objetivo de pesquisar, desenvolver, renovar e divulgar a herança preciosa das práticas corporais terapêuticas deixadas pela medicina chinesa e seus mestres da antiguidade.

O Baduanjin foi um dos primeiros métodos a ser estudado e renovado por um grupo de professores da Universidade de Esportes de Beijing.

Dessa análise resultou uma versão que tem relação com as necessidades atuais e mantém a essência da prática.

medicina chinesa

Qi gong terapêutico

Como você já sabe, o qigong (chi kung) é uma prática ligada ao exercício do cultivo de energia, que visa conservar uma mente sadia e promover a saúde.

De acordo com o professor Jaime Kuk, especialista em práticas terapêuticas corporais, o chi kung possui uma grande variedade de técnicas e aplicações, todas elas utilizando movimentos corporais sutis e fluidos.

A mais conhecida no Brasil é a prática do tai chi chuan, originalmente uma arte marcial.

Conheça mais nesta entrevista:

Chi kung e seus benefícios

“O chi kung terapêutico é projetado para os praticantes trabalharem e harmonizarem a circulação energética. No Brasil, a palavra chi kung ainda não é bem conhecida. Algumas pessoas conhecem o tai chi chuan, outras conhecem o lian kung” comenta Kuk.

“Aqueles que ouvem falar em chi kung acham que é uma outra coisa diferente, mas a verdade é que é tudo chi kung. O tai chi chuan é um chi kung marcial, o lian kung é um chi kung terapêutico, tudo é chi kung”, explica o professor.

Cursos de yoga online

Além do chi kung (ou qigong), outra prática física complementar da medicina chinesa e da medicina integrativa é o yoga. E a melhor notícia: nunca foi tão fácil experimentar seus benefícios na prática.

Você pode experimento agora mesmo com todos os cursos online de yoga de nossa plataforma. Temos opções para diversos métodos e você pode praticar onde e quando quiser.


Recomendados
Corpo e Mente

A prática do Chi Kung e seus benefícios

Prática milenar tem como principal objetivo pro...

Corpo e Mente

Chi kung somático: conecte corpo e mente

Rodrigo Palma e Renata Maitino atualizam o chi ...