O equilíbrio na alimentação vegetariana

A nutricionista Alessandra Luglio fala sobre a importância de ter uma alimentação vegetariana equilibrada e esclarece alguns mitos sobre as proteínas

Existem muitos mitos sobre a alimentação vegetariana e vegana. Um deles é que o cardápio é pobre em nutrientes pela falta de alimentos de origem animal, como a carne de vaca. Não se engane, quem tem níveis baixos de vitaminas e minerais no organismo são aquelas pessoas que não se alimentam da forma correta, comam carne ou não. Por isso, é um grande erro atribuir ao vegetarianismo todos os problemas de saúde.

“Hoje vivemos em uma sociedade bastante deturpada com relação a conhecimentos sobre nutrição. Muito impactada por modismos e mitos”, declara a nutricionista Alessandra Luglio.

Uma alimentação baseada em frutas, legumes, vegetais, leguminosas, raízes e oleaginosas, como a vegetariana, é muito saudável. Primeiro porque os alimentos são naturais e cheios de benefícios. Segundo porque a ingestão constante de carne vermelha e embutidos pode, de fato, prejudicar o organismo.

Substitua a carne pelas leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, fava. Utilize leites vegetais ao invés do leite de vaca. Coma mais verduras e legumes. Existe uma infinidade de alimentos deliciosos prontinhos para serem degustados.

Confira a entrevista da nutricionista Alessandra Luglio.

Equipe
Entrevista: Luana Viegas
Cinegrafista: George Bento
Produção: Flávia Molina


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