fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Para que serve o ômega 3?

Ele combate a depressão, auxilia no emagrecimento, melhora a atividade cerebral e a saúde cardíaca. Conheça os benefícios do ômega 3 para a saúde
Da redação
26/02/20

Muito se ouve falar sobre o ômega 3, um ácido graxo extremamente importante para a manutenção da saúde. Mas, do que ele realmente se trata e em quais alimentos é encontrado? Embora o peixe seja um dos alimentos mais ricos em ômega 3, não é somente nele que a substância está presente. Descubra onde encontrá-la no artigo a seguir!

O que é o Ômega 3?

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada extremamente benéfica à saúde. Trata-se na realidade de um óleo essencial para a manutenção de várias funções do organismo, porém, que não é produzida por ele. Ou seja, tem que ser adquirida por meio de alguns alimentos.

o que é omega 3

Principais benefícios do Ômega 3

Do emagrecimento ao combate de doenças cardiovasculares, não são poucos os benefícios do ômega 3 à saúde. De fato, ele é um grande fortalecedor para o organismo e o ideal é fazer o máximo para que ele seja incluído em sua alimentação. A seguir você confere um pouco mais sobre cada um desses benefícios:

Previne doenças cardiovasculares

Sem dúvida, o ômega 3 é um dos aliados da saúde cardiovascular. Ao agir na regulação das plaquetas, ele previne principalmente condições como o AVC e infarto, que podem ser fatais. Mas não é apenas isso: ele também atua na redução dos triglicerídeos, que em excesso podem causar a obesidade.

Vale destacar também que o ômega 3 pode ser benéfico na prevenção de arritmias, pois estabiliza os batimentos cardíacos. Ainda, ele combate inflamações que muitas vezes provocam doenças cardiovasculares mais graves.

Controla a pressão arterial

A substância também é uma boa reguladora da pressão arterial. Nesse caso, ela age evitando o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Com isso, ela previne doenças como derrames, infartos, aterosclerose e, é claro, a hipertensão arterial.

Não se pode esquecer do fato de que a pressão arterial é um fator de risco para uma série de doenças cardiovasculares em geral. Então, o ômega 3 acaba colaborando de forma geral na prevenção de todas elas.

Melhora a atividade cerebral

Segundo uma série de estudos publicados nos últimos anos, o ômega 3 pode ser fundamental no tratamento de pacientes com demência e depressão. Isso acontece pois ele melhora a função cerebral.

Ele também apresenta melhora no desempenho cognitivo. Além disso, como é rico em ácido graxo, atua como um vasodilatador. Graças a isso, ele aumenta a capacidade de oxigenação, o que melhora também a circulação.

Muitas pesquisas já relacionam esse poderoso ácido graxo até mesmo ao desempenho escolar de crianças e adolescentes, já que ele aumenta o raciocínio e a capacidade de concentração. Além disso, ele é utilizado ainda no tratamento de pacientes com Mal de Alzheimer.

Previne o câncer

Outra associação frequentes dos seus benefícios é quanto ao câncer. Conforme citado anteriormente, ele é rico em ácido graxo, que por sua vez inibe os radicais livres. Esses radicais são os responsáveis por danificar as células e causar o câncer em vários tipos.

Combate a artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma condição que pode causar bastante dor aos pacientes, principalmente nas articulações. O que o ômega 3 faz é colaborar novamente com o ácido graxo, que bloqueia a inflamação. Por isso, ele colabora em geral com todas doenças autoimunes que sejam inflamatórias.

Combate a depressão

Pesquisas já confirmaram que a depressão tem relação com os níveis baixos de ômega 3 no organismo. Isso ocorre pois com isso diminuem as funções de neurotransmissores e receptores. Com o aumento dessa gordura, melhora-se a produção da noradrenalina e serotonina, fundamentais para a felicidade.

Ajuda a emagrecer

Graças à ação anti-inflamatória, o ômega 3 reduz as proteínas que aumentam a sensação de fome. Portanto, quando essa gordura está bem regulada, é possível que a pessoa coma dentro do necessário e não exagere, evitando a obesidade.

É por isso que muitas pessoas em dietas devem aderir a carnes brancas, como os peixes. Ainda, pode ser indicada a suplementação do ômega 3 para aumentar a saciedade.

Alimentos fontes de ômega 3

O ômega 3 pode ser encontrado em uma série de alimentos. É claro que os peixes e frutos do mar se destacam, mas há também outros nesta lista:

  • Sardinha;
  • Salmão;
  • Atum;
  • Linhaça;
  • Chia;
  • Nozes;
  • Castanhas;
  • Gema de ovo.

O quanto consumir por dia?

A quantidade ideal indicada pela Sociedade Americana do Coração é até 4 gramas diárias de consumo do ômega 3. Isso porque como os ácidos presentes nele não são produzidos pelo organismo, é importante que isso aconteça através da alimentação.

Ainda há controvérsia sobre essa quantidade. A OMS (Organização Mundial da Saúde), por exemplo, recomenda a ingestão de 1 a 2 porções de peixe por semana. E, conforme você verá mais adiante, alguns perfis de pessoas em especial devem redobrar a atenção.

Formas de consumo

A forma mais comum de consumo do ômega 3 é através dos alimentos como os citados mais acima. Contudo, isso também pode ocorrer a partir da suplementação por cápsulas, que se tornou muito comum nos últimos anos.

Normalmente, os suplementos com ômega 3 são recomendados em casos específicos para fortalecer a saúde. Embora o consumo mais indicado seja in natura, essa também é uma alternativa adotada por vários médicos para evitar o parto pré-maturo de suas pacientes.

Afinal, dependendo do quadro do paciente, a suplementação pode ser realmente indicada e mais eficiente.

Contraindicações do ômega 3

Apesar de o ômega 3 ser tão benéfico à saúde, há casos de contraindicações para o seu uso. Veja a seguir:

  • Pacientes que possuem problemas de coagulação: o ácido graxo causa maior fluidez ao sangue. Portanto, torna-se um risco aos hemofílicos;
  • Pessoas alérgicas a peixes: nesse caso, o uso do ômega 3 também é contraindicado, já que a substância é especialmente encontrada nesses animais;
  • Gestantes: não devem ultrapassar as doses diárias recomendadas pelo obstetra, pois o excesso de suplementação pode prejudicar a gravidez.

De forma geral, o ômega 3 encontrado nos alimentos não representa riscos à saúde, mas é claro que o ideal é sempre consultar um médico em caso de dúvidas. Afinal de contas, não se esqueça de que a saúde e o bem-estar devem ser sempre prioridade!

E por falar em saúde e bem-estar, você já conhece os cursos do NAMU?  Online e em vídeo, eles foram criados especialmente para que você possa dar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável. Confira os benefícios de ter uma vida mais equilibrada: acesse o NAMU para maiores informações.


Recomendados
Funcionais

Alimentação natural para cachorro: como planejar o mês de compras

Uma das principais tendências de mercado é a al...

Funcionais

Cardápio funcional: uma alimentação rica em nutrientes

Confira os benefícios dessa dieta e algumas dic...