fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

A importância das aulas online de pilates para iniciantes

O pilates para iniciantes é um convite a deixar o sedentarismo de lado e viver melhor. Saiba como conquistar novos hábitos com aulas online
Da redação
02/06/20
Com milhões de adeptos no mundo todo, o pilates ganhou destaque como uma técnica de controle corporal extremamente rica em benefícios para o corpo e mente. Por isso, o pilates para iniciantes é uma forma de iniciar novos hábitos e viver melhor. A prática não é complexa, mas exige um conhecimento sobre as suas principais técnicas e movimentos. Dessa forma, estudar as bases desse método é o primeiro passo, principalmente com aulas online. Neste artigo você entenderá ainda mais sobre o assunto.

Qual é a origem do Pilates?

O pilates tem suas origens por volta de 1920, criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1883 - 1967). Como ele sofria na infância com asma, raquitismo, bronquite e febre reumática, buscou alternativas para viver melhor e fortalecer o corpo Ele se dedicou à prática de esportes, yoga e meditação e explorou inúmeras técnicas das culturas ocidentais e orientais. Superando as suas dificuldades congênitas através de muita disciplina e dedicação, tornou-se boxeador profissional e professor de autodefesa para a Polícia Metropolitana de Londres. Na Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), Pilates foi enviado para um campo de internamento para presos de guerra. Durante o período confinado, ele desenvolveu um plano de exercícios físicos visando o fortalecimento corporal. A maior parte dos exercícios era realizada no solo e utilizava o peso corporal, como a prática ocorre até hoje. Após o fim da guerra, as técnicas foram aplicadas aos soldados em recuperação e os resultados foram positivos. Foi dessa forma que o pilates ganhou o mundo comprovando a sua eficácia. Por aliar-se aos princípios de meditação e yoga, é fundamental para o equilíbrio emocional e corporal. Assim, o pilates se fixa como uma prática essencial no mundo atualmente.

Os fundamentos do Pilates

Para entender a dimensão das vantagens do pilates para iniciantes, é importante ter conhecimento sobre os seis fundamentos que compõem a técnica:
  • Respiração: o controle respiratório é fundamental para a oxigenação correta do organismo e a remoção do “ar impuro” dos pulmões;
  • Centralização: com o foco nos músculos que sustentam a coluna, busca-se o fortalecimento da região central do corpo, como músculos abdominais e do assoalho pélvico;
  • Concentração: buscando a consciência corporal, a concentração exige que todos os movimentos sejam iniciados na mente e com atenção;
  • Controle: relaciona todos os fundamentos citados anteriormente, com o foco em uma execução adequada dos exercícios;
  • Precisão: com a precisão, a execução dos movimentos deve ser a partir de um passo a passo e através de orientação para evitar erros;
  • Fluidez: durante a prática do pilates, os exercícios devem ser conectados em uma sequência fluída e suave.

Pilates para iniciantes: por que escolher a prática?

Por se tratar de um método com movimentos simples e para pessoas de todas as idades, o pilates para iniciantes é um convite a deixar o sedentarismo de lado. Aproveite para conferir os seus principais benefícios:
  • Promove o fortalecimento do corpo;
  • Melhora a respiração;
  • É indicado para todas as idades;
  • Aumenta a flexibilidade do corpo;
  • Melhora a postura;
  • Ajuda no controle do peso;
  • Pode ser praticado em casa.

Vantagens das aulas online de pilates para iniciantes

Para os iniciantes no universo do pilates, iniciar a prática em casa a partir de aulas online pode ser uma alternativa muito vantajosa. Mas atenção: apesar de o pilates para iniciantes não ser complexo, é importante saber como praticar. Por isso, o ideal é buscar conhecimento sobre a técnica antes de iniciar, principalmente na internet. Felizmente, você encontra desde materiais educativos gratuitos até aulas acessíveis e bons planos para aprender e iniciar o pilates em casa. Nos próximos tópicos você entenderá ainda melhor as vantagens de aulas online de pilates para iniciantes.

Flexibilidade de horários

Muitas pessoas deixam de praticar atividades físicas devido à falta de tempo para ir a uma academia ou estúdio de pilates. No entanto, com as aulas online de pilates é possível realizar a prática no horário mais conveniente para a sua rotina, seja no início ou fim do dia.

Conforto e privacidade

Por trabalhar a respiração e a consciência corporal, sentir-se confortável durante a aula de pilates é fundamental para alcançar todos os seus benefícios. Em casa, você pode escolher o cômodo onde se sinta mais confortável e o horário ideal para o silêncio e a tranquilidade. Uma dica interessante é criar um ambiente para o pilates na sua casa. Alguns cursos online de pilates para iniciantes mostram inclusive como usar alguns móveis para realizar os exercícios.

Técnicas variadas

Na formação online, é possível conhecer diversas vertentes e técnicas dentro dos conhecimentos do pilates. Essa variedade de alternativas é especialmente benéfica para descobrir qual é o método mais adequado para os seus objetivos. Dessa forma, você pode optar por aulas de Pilates Terapêutico ou então de Pilates Tradicional, conforme preferir. postura de pilates para iniciantes

Profissionais qualificados

Os cursos online de pilates permitem encontrar profissionais de referência em todo país. Por isso, não se preocupe por fazer tudo online: a garantia da experiência e conhecimento dos profissionais é um diferencial único.

Exercícios do básico ao avançado

É claro que cursos de pilates para iniciantes focam em exercícios leves, mas a ideia é sempre se desenvolver mais, não é mesmo? Portanto, você pode escolher aulas que ajudem nessa evolução. Assim, quando menos esperar já estará realizando movimentos ainda mais avançados.

Aulas gratuitas

Quem ainda está em dúvida se o pilates é para si ou não, pode aproveitar e experimentar. Inclusive, essa é uma das vantagens de aulas online, oferecer aulas introdutórias sem custo algum. Então, aproveite aulas gratuitas de pilates para iniciantes e conheça mais sobre a prática! Ao aderir ao método pilates como exercício físico, certamente você beneficiará a sua saúde como um todo, ou seja, tanto a mente quanto o corpo. E sem dúvida, os exercícios de pilates para iniciantes são ótimos para entender melhor como isso pode mudar a sua qualidade de vida. Conheça alguns exercícios básicos e torne-se um aluno hoje mesmo!

Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...