fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Como a prática de Yoga ajuda a controlar a ansiedade?

Prática milenar ajuda a controlar a ansiedade, o estresse e promove o autoconhecimento. Saiba como
Da redação
05/06/20
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 10% da população brasileira sofre com transtorno de ansiedade. Trata-se de uma patologia extremamente prejudicial, que tanto compromete vida pessoal do indivíduo, quanto a sua vida profissional. A boa notícia é que controlar a ansiedade não é tão difícil assim. Inclusive, o yoga pode ser um grande aliado nesse processo.

O que é ansiedade e como ela é provocada?

A ansiedade pode ser compreendida como uma preocupação excessiva com o futuro. Ela provoca medo, nervosismo e uma inquietude descontrolada, que interferem negativamente na vida de quem sofre com o transtorno. Vários fatores podem provocar a ansiedade. Entre os mais comuns, podemos destacar a pressão no trabalho, problemas familiares, medo de ficar desempregado, problemas financeiros entre outros. Segundo o Ministério da Saúde, em níveis naturais a ansiedade pode trazer benefícios, pois ela impulsiona o indivíduo a ação. Mas, quando essa ansiedade se excede, ela se torna prejudicial ao funcionamento da mente e do corpo. Em outras palavras, isso significa que sentir-se um pouco ansioso é normal, já que é esse sentimento que te mantém alerta e te dá coragem para enfrentar diversas situações no seu dia a dia. Porém, quando ele se manifesta em excesso e sem nenhum motivo, é hora de buscar alternativas para controlar a ansiedade.

Sintomas

A ansiedade patológica possui sintomas mais intensos e exagerados do que a ansiedade comum a todos nós. Cabe ainda ressaltar que tais sintomas podem ser divididos entre físicos e psicológicos, tais como:

Sintomas psicológicos

  • Preocupações ou medos extremos e aumentados;
  • Tensões com situações que não podem ser controladas;
  • Receio ou medo exagerados de sofrer humilhações;
  • Não ter controle sobre pensamentos negativos;
  • Achar que algo ruim pode acontecer a qualquer momento;
  • Depois de passar por alguma situação desagradável, não conseguir superar e ficar remoendo a experiência negativa sem conseguir relaxar.

Sintomas físicos

  • Taquicardia;
  • Insônia;
  • Falta de ar;
  • Suor excessivo;
  • Enjoo;
  • Tensão muscular;
  • Tremores;
  • Dor no peito;
  • Agitação.

Por que é tão importante controlar a ansiedade?

Conforme pontuamos anteriormente, o transtorno de ansiedade pode comprometer a sua qualidade de vida. Ele impede que você execute várias atividades do seu dia a dia e em casos mais graves, pode levar à fadiga mental e à depressão. Contudo, o yoga é um grande aliado para controlar a ansiedade e outros transtornos psicológicos. Afinal de contas, essa prática milenar promove o equilíbrio entre corpo e mente e te ensina a conviver com o que você não pode controlar.

Benefícios do yoga para controlar a ansiedade

Como você pode perceber, controlar a ansiedade nos estágios iniciais pode impedir que ela se torne patológica e interfira na sua vida pessoal e profissional. Mas, qual é o papel do yoga nisso? Em primeiro lugar, a prática te leva ao autoconhecimento, o que é fundamental para que você possa reconhecer a ansiedade em sua vida. Dessa forma, buscar por aulas online capazes de oferecer bem-estar físico e mental fica muito mais fácil. Em segundo lugar, a combinação de técnicas de respiração, meditação e de posturas praticadas no yoga contribuem para aumentar os níveis de ocitocina e serotonina no organismo, mais conhecidos como hormônios da felicidade. Assim, há a redução do estresse e da ansiedade, além da melhoria da qualidade do sono e do alívio de dores musculares. Por fim, cabe salientar que o yoga é uma atividade de baixo impacto e, portanto, pode ser praticada em casa. Assim, você se sente muito mais à vontade para realizar as posturas, o que é especialmente benéfico para te ajudar a controlar a ansiedade.

3 posturas de yoga para controlar a ansiedade

As posturas (asanas) do yoga trabalham sob 3 pilares: exercício, respiração e meditação. Por isso, a prática melhora a flexibilidade e o condicionamento físico, bem como expande a capacidade respiratória e de concentração.
Confira a seguir 3 posturas de yoga especialmente benéficas para controlar a ansiedade.

Postura Fácil (Sukhasana)

postura fácil para controlar a ansiedade
Sente-se no chão, sobre o seu tapete de yoga ou sobre uma toalha dobrada. Cruze as pernas, mantenha a coluna ereta e a palma das mãos apoiadas nos joelhos. Feche os olhos e mantenha sua mente focada na respiração (pranayama).
Respire calmamente, da seguinte forma:
  • Inspire e expire pelas narinas;
  • Novamente, porém pela boca;
  • Inspire pelo nariz e expire pela boca;
  • Inspire pela boca e expire pelo nariz.
Essa postura fortalece a coluna, relaxa o corpo e acalma a mente. Além disso, promove a paz interior, ajudando a controlar a ansiedade e estresse.

Postura da Criança (Balasana)

controlar a ansiedade postura da criança
Para fazer essa postura, primeiramente sente-se sobre os joelhos. Incline-se totalmente para frente e estique os braços ao lado de sua cabeça. Não se esqueça de respirar calmamente durante toda a atividade. Feche os olhos e mantenha sua mente focada no exercício. Permaneça na posição por 5 minutos.
Essa postura relaxa o pescoço, os ombros e alivia as dores nas costas. Além disso, acalma o coração, centra o corpo e relaxa o sistema nervoso pelo controle da respiração.

Postura do Guerreiro II (Virabhadrasana II)

guerreiro II
Nessa postura, mantenha o pé direito firme no chão e a perna esquerda para trás. Seu pé esquerdo deve ficar de lado, para te dar equilíbrio. Na sequência, flexione levemente seu joelho direito e estique os braços em linha reta ao ombro. Mantenha-se nessa posição por dois minutos e respire profundamente, porém calmamente.
No aspecto físico, essa postura melhora o equilíbrio, a coordenação motora e corrige a postura. Já sob o aspecto psicológico, esse exercício trabalha a autoestima, a confiança, a coragem e a determinação. Além disso, acalma os pensamentos e ajuda a controlar a ansiedade, sendo benéfico tanto para o corpo quanto para a mente. Agora que você já sabe que é possível controlar a ansiedade com o yoga, que tal render-se a essa prática milenar?  Assista a uma de nossas aulas gratuitas de yoga e dê o primeiro passo para uma vida mais leve e saudável.

Recomendados
Gerais

Transtorno obsessivo-compulsivo: o que é e como tratar

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um tr...

Gerais

Gastrite! Saiba como tratar e prevenir a doença

Você anda sofrendo com constantes dores estomac...