fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Gerais »

Gerais

Como ter renda extra produzindo cosméticos?

Mercado de cosméticos naturais está em plena expansão e possibilita ter uma renda extra no fim do mês. Saiba como neste artigo
Da redação
29/06/20
Você já pensou na possibilidade de ter uma renda extra produzindo cosméticos? Pois saiba que essa é uma possibilidade real, já que ninguém vive sem eles. Afinal de contas, por mais despojada que uma pessoa seja, certamente algum item básico de higiene e de beleza ela consome, como sabonete, desodorante ou até mesmo um hidratante, não é mesmo? Por isso, no artigo a seguir você vai conferir dicas de como ter renda extra produzindo cosméticos à base de ingredientes naturais. Além de ajudar as pessoas a cuidarem de si mesmas, ainda contribui para a preservação do meio ambiente. Confira.

O mercado de cosméticos naturais

Segundo o SEBRAE, o mercado de cosméticos naturais representa uma ótima oportunidade de negócios, dada a necessidade de oferecer aos consumidores produtos que não agridem a pele e tão pouco o meio ambiente. Inclusive, o setor é apontado com uma das principais tendências no mercado de higiene, perfumaria e cosmética para os próximos anos. De acordo com a entidade, tal crescimento se deve, principalmente, ao olhar mais atento do consumidor para temas ligados à sustentabilidade, como conservação das espécies e ética ambiental no fornecimento de matérias-primas. Em outras palavras, isso significa dizer que nesse segmento, ainda há muito espaço para ser explorado! Ou seja, de saboaria artesanal a maquiagens veganas, sempre haverá um nicho nesse mercado para que você possa atuar e assim, ter renda extra produzindo beleza.

Como aprender a produzir?

Em primeiro lugar, você precisa fugir das receitas da internet! Até mesmo porque, elas não são seguras e podem, inclusive, colocar a sua saúde em risco. Portanto, a nossa dica é que você aprenda a produzir com profissionais especializados nesse mercado. Nesse sentido, um curso online de cosméticos naturais e veganos pode ser de grande utilidade. As aulas online servem como pontapé inicial para que você possa aprender a fabricar cosméticos de forma responsável. A partir delas, você obtém o conhecimento dos princípios ativos dos ingredientes utilizados nas receitas, bem como de que forma eles agem no seu organismo e sobretudo, na sua pele. Além disso, nas aulas online você também aprende as diferenças entre cosméticos naturais e veganos, além de receber uma lista de fornecedores confiáveis, para obter as matérias-primas para as receitas. Portanto, conforme pontuamos anteriormente, as aulas online servem como pontapé inicial, para que você aprenda a produzir sabonetes, cremes hidratantes, esfoliantes, maquiagens entre outros itens de forma segura. Entretanto, caso o seu desejo seja de comercializar esses produtos, terá que seguir a regulamentação da ANVISA no que diz respeito às boas práticas de fabricação para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. renda extra com cosméticos

Mas afinal, como ter renda extra produzindo cosméticos?

Agora que você já sabe do que é preciso para comercializar cosméticos naturais, talvez esteja se perguntando o que vender e como fazer isso. Não se preocupe, isso é perfeitamente normal, já que o mercado de cosméticos naturais é bem amplo. Justamente por isso, listamos as dicas a seguir.

Escolha um nicho de mercado

Antes de qualquer coisa, é preciso segmentar o público-alvo de cosméticos naturais, escolhendo um nicho para atuar. Isso vai possibilitar compreender o que esse consumidor precisa, de forma que você possa criar produtos específicos para ele. Além disso, ao escolher um nicho, você também vai enxugar a variedade de matérias-primas a comprar, o que é ideal para quem está começando. Lembre-se ainda, que cosméticos naturais possuem a característica de serem multifuncionais. Ou seja, um mesmo ingrediente pode ser utilizado para fabricar diferentes produtos. Confira a seguir o que produzir:
  • Cuidados com a pele do corpo: hidratantes, sabonetes e óleos corporais;
  • Cuidados faciais: demaquilantes, sabonetes faciais, tônicos, máscaras e maquiagens;
  • Cabelos: xampus e condicionadores.

Atenção às embalagens

Outro detalhe que te fará ter renda extra produzindo cosméticos é cuidar da apresentação do seu produto. Sim! Por esse motivo, a escolha das embalagens deve ser feita com cuidado, respeitando, inclusive, a proposta dos cosméticos, que é de ser natural. Até mesmo porque, quem busca por produtos naturais não está preocupado apenas com a sua saúde, mas também com o meio ambiente. Então, não dá para vender produtos naturais em embalagens de plástico, por exemplo. Portanto, invista tempo em pensar em embalagens alternativas e de preferência biodegradáveis. As embalagens criativas certamente agregam valor ao produto final. Mas atenção: não esqueça de calcular esse custo e de incorporá-lo ao valor do produto, para não ter prejuízo.

Tenha uma identidade

Como ter renda extra produzindo cosméticos sendo mais um no ramo? Para se diferenciar da concorrência, escolha um bom nome para a sua marca e invista em uma identidade visual bem bacana para ela. Afinal de contas, ser reconhecido pelas pessoas é algo muito importante quando falamos de vendas. Além disso, ter uma identidade visual também dá mais credibilidade ao negócio.

Utilize a internet ao seu favor

Você sabia que o Facebook e o Instagram podem ser grandes aliados do seu negócio? Inclusive, oferecer o seu produto nas redes sociais é uma forma prática e barata de anúncio, com um grande alcance de pessoas. Só para se ter uma ideia, segundo o Relatório Global Digital Statshot 2019, metade da população mundial possui cadastro em alguma rede social. Portanto, sempre que puder, mantenha as redes sociais da sua marca atualizada, tire boas fotos dos seus cosméticos e invista em postagens criativas.

Onde vender

É claro que para ter uma renda extra vendendo cosméticos, vender apenas online não será suficiente. Portanto, será preciso firmar parcerias com o comércio local, como salões de beleza, drogarias, mercados e até mesmo academias. Além disso, você também pode adotar a estratégia de venda de porta em porta. Nesse caso, você pode contratar um vendedor e pagar a ele uma comissão sobre as vendas efetuadas. O fato é que para ter uma renda extra com cosméticos naturais, tudo o que você precisa é começar. Inscreva-se no curso Cosméticos naturais e veganos – Produtos para a pele do Namu e dê o primeiro passo para a sua independência financeira.

Recomendados
Gerais

Como manter uma rotina de autocuidado para melhorar a autoestima

O autocuidado é uma prática ainda negligenciada...

Estética

Harmonização facial: saiba tudo sobre esse procedimento

Se você tem alguma coisa que não gosta em seu p...