fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

4 comidas de festa junina para comer sem culpa

As comidas de festa junina têm fortes tradições. Arroz doce, bolo de milho, canjica, curau, pamonha, paçoca, pé de moleque, tudo isso faz parte do cardápio
Da redação
11/06/19

Conhecidas pelo preparo com ingredientes como milho, mandioca, fubá e amendoim, as comidas de festa junina são esperadas o ano inteiro, e não é para menos. Além de deliciosas, as receitas são pedido certo quando o assunto é saciedade e memória afetiva. A festança católica acontece durante o mês de junho e conta, além da comida, com atrações como fogueira, balões, quadrilhas e inúmeras outras apresentações.

As comidas de festa junina têm fortes tradições. Arroz doce, bolo de milho, canjica, curau, pamonha, paçoca, pé de moleque, tudo isso faz parte do cardápio. Mas não se preocupe, esse ano poderá comer o que mais gosta sem pensar se os ingredientes são tão saudáveis quanto pensa ou não.

O Namu separou 4 receitas saudáveis e extremamente deliciosas para quem deseja aproveitar a celebração com o maior equilíbrio. Preparado? Confira a seguir o passo a passo para as comidas de festa junina.

Aprenda o preparo de 4 comidas de festa junina

Arroz doce com amêndoas

Ingredientes

1 xícara de amêndoa crua

3 xícaras de água

1 xícara de arroz integral

1 fava de baunilha

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de café de noz moscada

½ de melado de cana

½ colher de chá de sal

Modo de preparo

Deixe as amêndoas de molho em água por, aproximadamente, 12 horas. Passado o tempo estipulado, escorra e lave as amêndoas. Junte as amêndoas às xícaras de água filtrada em um liquidificador. Você também pode usar um mixer. Bata até que tudo fique homogêneo. Coloque em uma panela o arroz, o leite de amêndoas, a fava de baunilha, a canela e a noz moscada. Misture bem. Tampe a panela e cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Retire a fava de baunilha e sirva o arroz doce com frutas frescas.

Tortinha de curau

Ingredientes

Massa

1 xícara de chá de amêndoas sem sal

½ xícara de farinha de arroz

3 colheres de sopa de açúcar

3 colheres de sopa de óleo vegetal

2 claras de ovo

Modo de preparo

Massa

Triture as amêndoas no processador até criar uma farinha grossa. Deixe alguns pedacinhos maiores para ficar mais gostoso. Acrescente a farinha de arroz e o açúcar. Bata ligeiramente com um garfo o óleo com as claras e jogue em cima da massa.

Mexa com uma colher e depois utilize as mãos. Misture até homogeneizar a massa. Unte um refratário pequeno de vidro com um pouco de óleo. Distribua a massa pressionando com os dedos, mas não deixe muito grossa. Faça furinhos em toda a base da torta com um garfo. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por, aproximadamente, 15 minutos. Reserve.

Ingredientes

Recheio

200 ml de leite de coco

2 latas de milho verde (é importante escorrer a água e lavar os grãos na água corrente)

¼ xícara de chá de açúcar demerara

1 pitada de sal

Canela a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Recheio

Bata bem o leite de coco com o milho no liquidificador. Peneire a mistura e leve ao fogo com o açúcar e o sal. Mexa sempre em fogo baixo, até criar um creme espesso. Jogue curau em cima da torta assada. Mantenha na geladeira e. quando for servir, polvilhe a canela.

comidas de festa junina

Bolo de fubá com goiabada

Ingredientes

Massa

1 xícara de chá de fubá

2 ovos

200 ml de leite de coco

½ xícara de chá de açúcar

½ xícara de chá de óleo

3 colheres de sopa de amido de milho

3 colheres de sopa de coco ralado

1 colher de chá de fermento em pó

120 g de goiabada em cubinhos

Modo de preparo

Massa

Bata no liquidificador os ovos, o leite de coco, o açúcar e o óleo. Acrescente o fubá, o coco e o amido e bata novamente. Bata até que todos os ingredientes estejam homogêneos. Por último, adicione o fermento e bata mais uma vez.

Em uma forma com furo central untada com óleo e polvilhada com fubá, adicione metade da massa, os cubos de goiabada e repita o processo. Leve ao forno preaquecido a 180° C por, aproximadamente, 45 – 50 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Ingredientes

Calda

4 colheres de sopa de goiabada picada

2 colheres de sopa de água

Modo de preparo

Calda

Em um potinho, coloque a goiabada picada e a água. Misture e leve ao micro-ondas por 1 minutos e 30 segundos. Misture bem e despeje sobre o bolo. Sirva.

Pamonha

(Presunto vegetariano)

Ingredientes

15 espigas de milho granadas com palha

1/3 de xícara de chá de óleo vegetal

1 colher de chá de sal

¾ de xícara de chá de açúcar

Modo de preparo

Corte a ponta do milho. Isso ajuda a descascar a espiga mais facilmente sem estragar a palha. A palha de fora, a mais grossa, você deve descartar. Reserve as do interior. Retire o cabelinho do milho.

Ferva água em uma panela grande em fogo médio. Coloque, aos poucos, as palhas. Deixe cozinhar por 5 minutos, para que fiquem mais fáceis de trabalhar. Reserve as palhas fora da panela e não jogue a água fora.

Passe os milhos no ralador, o ideal é que a massa fique grossa. Esfregue os sabugos em um copo, para que consiga aproveitar todo o milho. Com as 15 espigas, conseguirá cerca de 1,5 kg de massa.

Passe a massa para uma peneira grossa. A ideia é fazer com que o milho passe pelos buracos para dar a textura da pamonha.  Aperte bem e aproveite o suco do milho. Você também pode utilizar um voal para retirar mais suco ainda.

Feito isso, esquente o óleo em fogo médio por, aproximadamente, 3 minutos. Desligue o fogo. Em seguida, coloque, com cuidado, sobre a massa coada para escaldar. Mexa em seguida. Adicione o sal e açúcar a gosto. Caso queira uma pamonha salgada, acrescente mais sal.

Montagem

Monte copos com as palhas, una as laterais e dobre-as. O ideal é que fiquem bem fechadas. Preencha todo o copo com o creme, deixando um espaço de 0,5 cm. Embrulhe com a outra palha. Dica: não aperte a ponta na hora de fechar, apenas vire. Corte os barbantes com cerca de 50 cm e envolva as pamonhas.

Coloque as pamonhas em uma panela grande para cozinhar. Você pode reaproveitar a água das palhas. Coloque as pamonhas na água fervente e deixe cozinhar por, aproximadamente, 45 minutos.

Gostou das receitas de comidas de festa junina? Conheça os cursos online de gastronomia do Namu e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo da qualidade de vida.


Recomendados
Funcionais

A outra face dos alimentos industrializados

Saiba por que  não devemos nos render a pratici...

Funcionais

Alimentos fermentados: o que são e como fazer em casa

De acordo com a chef Silvia Corbucci, alimentos...

Funcionais

Caqui: benefícios e como acrescentá-lo em seu cardápio

Preferido no paladar dos brasileiros, o caqui t...

Funcionais

Abacate: a fruta que é fonte de saúde e beleza

Nutritivo e rico em vitaminas, o abacate pode s...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *