fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegana » Gerais

Gerais

5 benefícios da alimentação à base de plantas

A alimentação baseada em plantas é uma alternativa para quem deseja abandonar velhos hábitos e desfrutar de inúmeras vantagens na hora da refeição
Da redação
07/02/19

Ter um cardápio equilibrado é fundamental para manter o organismo saudável. O consumo constante de ingredientes naturais como frutas, verduras, legumes e oleaginosas é o que garante um corpo cheio de energia e fortalecido contra possíveis doenças. É por isso que cada vez mais cresce o número de pessoas que desejam abandonar os velhos hábitos em busca de mais benefícios na hora da refeição. E entre as alternativas de um novo estilo de vida está a alimentação à base de plantas.

A alimentação à base de plantas, ou plant based, é uma “dieta” constituída em cardápios com tudo o que a terra dá (frutas, legumes, verduras, cereais, oleaginosas, grãos). Ela consiste em aproveitar tudo o que o alimento natural pode oferecer (casca, raízes, folhas, caules). Além disso, esse tipo de alimentação exclui a ingestão de alimentos de origem animal, isso inclui ovos e laticínios.

“A alimentação baseada em plantas é uma sequência que você tem que fazer. Primeiro, você retira a carne e laticínios. Segundo, você aumenta a quantidade de fibras na sua dieta. Terceiro, você retira o excesso de gorduras. Quarto, tira o excesso de açúcar refinado. Se você atinge esses quatro, chegando ao ponto de realmente conseguir tirar a carne e o laticínio, basta repor a vitamina b12, que é o quinto item. Aí você atinge um padrão de alimentação baseado em plantas”, declara o médico e especialista em alimentação viva Alberto Gonzalez.

De acordo com Gonzalez, a alimentação à base de plantas é ótima e, inclusive, está sendo estudada por várias instituições do mundo. “É um tipo de nutrição que é considerada curativa e trata doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade”, reforça. Além disso, os benefícios dessa alimentação servem como pesquisa para doenças renais, inflamatórias e neurológicas.

Vegana ou à base de plantas?

Um cardápio sem ingredientes de origem animal não necessariamente precisa ser saudável. Existem inúmeras receitas junk food que comprovam isso. Batata frita, hambúrguer, pizza, bolacha, salgadinhos, biscoitos e doces são só alguns dos exemplos de produtos que podem ser veganos e não saudáveis.

A alimentação baseada em plantas foca em alimentos altamente nutritivos, funcionais. Uma pessoa que adere esse cardápio procura saber de tudo o que coloca à mesa. A ideia é evitar, ao máximo, todo tipo de produto processado e cheio de sódio, açúcar e conservantes.

alimentação baseada em plantas

Benefícios da alimentação à base de plantas

Que mal teria em um cardápio que só foca na saúde e no bem-estar? A plant based é muito saudável e conta com inúmeros benefícios, entre eles:

Regulação do intestino

As fibras presentes nas frutas, verduras e cereais ajudam a manter o intestino regulado.

Ação antioxidante

A presença de vitaminas e antioxidantes combatem a ação dos radicais livres e, assim, o envelhecimento precoce das células. Além disso, a presença de antioxidantes também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e crônicas, como o câncer.

Fortalecimento do sistema imunológico

O que seria do ser humano sem um sistema imunológico fortalecido? Certamente viveria doente, por isso a importância de uma boa alimentação. O consumo de alimentos naturais ajuda a deixar a imunidade forte e prevenir doenças como gripes e resfriados.

Controle de açúcar no sangue

Muitos não fazem ideia do quanto consomem de açúcar por dia. Pode ser uma simples bala ou um suco de caixinha, certamente esses produtos contêm níveis de açúcar acima do recomendado.

Quem adere a alimentação à base de plantas consegue ter esse controle do que come. E por evitar a ingestão de industrializados, automaticamente controla o açúcar no sangue.

Controle de peso

Cardápio saudável, corpo saudável. Essa alimentação também é uma boa alternativa para quem deseja manter o peso. O menu equilibrado faz com que o individuo não exagere na ingestão de gorduras e carboidratos.

Viu como a alimentação à base de plantas pode ser uma ótima oportunidade para mudar seu estilo de vida? Confira, a seguir, uma receita prática e deliciosa para você preparar em casa.

Caldeirada de frutos do mato

Ingredientes

1 couve-flor

1 brócolis

½ xícara de mandioquinha

2 cenouras

1 xícara de berinjela

3 aspargos frescos

½ repolho

½ cebola

2 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de chá de endro

1 colher de chá de curry ou massala

2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

2 colheres de sopa de gergelim

Modo de preparo

Corte, ou rale, todos os vegetais em pequenos pedaços. Coloque a couve-flor, o brócolis, a cenoura, a berinjela e o repolho em uma tigela grande. Jogue um pouco de sal e pressione a mistura com as mãos, até que ela fique macia. Tempere com limão, endro e curry.

Aqueça uma panela de barro, ferro ou pedra para amornar os alimentos (a panela não pode estar muito quente, aqueça em um ponto em que os dedos possam encostar na panela). Acrescente o gergelim e mecha com as mãos.

Acrescente o azeite de oliva, ou algum outro óleo, e junte a mandioquinha ralada. Junte a cebola e o aspargo. Misture com as mãos. Adicione os legumes prensados e misture. Tempere a gosto e sirva.

Sabia que você pode aderir a uma alimentação à base de plantas sem sair de casa? Ao construir a sua própria horta, poderá ter em mãos todos os alimentos que desejar, de preferência orgânicos.

Aprenda o passo a passo da construção no curso Hortas caseiras agroecológicas e saiba também como reaproveitar os alimentos orgânicos para deixar suas plantas mais saudáveis.


Recomendados
Gerais

Carnismo: você já ouviu falar?

Para psicóloga Melanie Joy, o carnismo é uma id...

Gerais

Comida de rua vegana e sustentável

Cozinhas sobre rodas superam modismo, sofistica...

Gerais

Curso de sobremesas e dicas veganas para você e o seu negócio

Aulas ensinam receitas saudáveis para o dia a d...

Gerais

Sobremesas veganas: nada se perde, tudo se transforma

Conheça as possíveis substituições mais saudáve...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *