fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegetariana » Gerais

Gerais

5 dicas incríveis para diversificar a alimentação vegetariana

Cansado de comer sempre as mesmas coisas? Então confira a seguir 5 dicas especiais para variar a alimentação vegetariana
Da redação
19/06/20
O número de adeptos da alimentação vegetariana só cresce. Mas, mesmo assim, a cultura vegetariana ainda é cercada de muitos mitos e o principal deles é que esse tipo de cardápio só contém alface e tomate. Se você já é adepto da alimentação natural ou tem interesse sobre o tema, este artigo é para você! Nele, abordaremos o assunto vegetarianismo, seus benefícios e como diversificar uma alimentação isenta de produtos de origem animal.

Alimentação vegetariana: o que é?

A filosofia do vegetarianismo prega por uma alimentação focada nos vegetais e livre de proteína animal. Em outras palavras, isso quer dizer o não consumo de carnes vermelhas, mas também de aves e peixes. Embora seja bem parecido com o veganismo, cabe explicar que a alimentação vegetariana se difere em alguns pontos da vegana. Enquanto na primeira opção existem vertentes que incluem no cardápio laticínios e ovos, a segunda é mais restrita, não consumindo ingrediente de origem animal em nenhuma hipótese. Porém, em ambos os casos, observe que há uma restrição alimentar, referente à proteína animal. E é justamente por isso que elas devem contemplar substituições que ofereçam ao organismo todos os nutrientes necessários para funcionar adequadamente. Entres eles, destacam-se:
  • Vitamina B12: encontrada na carne bovina, nos ovos e laticínios;
  • Cálcio: presente no leite e seus derivados e na sardinha;
  • Ômega-3: encontrado nos peixes como sardinha, salmão e atum.

Benefícios da alimentação vegetariana para a saúde

Os benefícios de se adotar uma alimentação mais natural, com maior consumo de vegetais e menor ou nenhum consumo de carne tem benefícios já comprovados pela ciência. Como por exemplo, podemos citar maior qualidade de vida, longevidade e a redução das chances de desenvolver câncer. Entre outros benefícios relacionados ao vegetarianismo, encontramos também:
  • Controle dos níveis de açúcar no sangue;
  • Combate a doenças cardíacas;
  • Redução nas inflamações articulares;
  • Diminuição dos níveis de colesterol ruim;
  • Melhor funcionamento do sistema digestivo;
  • Manutenção do peso ideal;
  • Controle da pressão arterial.

5 dicas incríveis para diversificar a alimentação vegetariana

Conforme pontuamos anteriormente, a alimentação vegetariana é benéfica para a saúde, mas é preciso aprender a fazer substituições para diversificar o cardápio. Somente assim você garante o consumo diário de nutrientes para manter o correto funcionamento do metabolismo e evita anemia entre outros problemas. Nesse sentido, cabe lembrar que uma nutrição adequada deve conter vitaminas, minerais e proteínas. Ou seja, mesmo com em um cardápio natural você precisa manter a rotatividade de alimentos para não ter déficit de nutrientes. Embora esse seja o grande receio por parte das pessoas que desejam aderir ao vegetarianismo, é importante saber que essa mudança de hábitos alimentares, quando feita de forma planejada, não oferece riscos à saúde. Portanto, pode ser aplicada tanto para crianças quanto para idosos, bem como para gestantes. Confira a seguir 5 dicas incríveis para diversificar o cardápio vegetariano.

1. Conheça o valor nutricional dos alimentos

O primeiro passo para aderir à alimentação vegetariana sem colocar em risco a própria saúde é conhecer o valor nutricional dos alimentos. Certamente isso vai te permitir criar um cardápio funcional para cada dia da semana, mas sem afetar o organismo.

2. Use a criatividade na cozinha

Logo depois de se informar melhor sobre a composição nutricional dos alimentos, o próximo passo certamente é desconstruir a ideia de que essa alimentação consiste somente em salada! Existe uma quantidade enorme de alimentos permitidos na dieta vegetariana e você pode consumi-los in natura ou pode fazer preparações com eles, dando uma nova cara e um novo sabor aos pratos. Já pensou em fazer um hambúrguer de brócolis? E um cachorro quente vegetariano? alimentação vegetariana hambúrguer
Caso não tenha muita criatividade na cozinha, uma aula online de cardápio vegetariano pode ser bem útil. Ela vai te ensinar receitas incríveis, da entrada à sobremesa, e então você vai compreender que é possível comer tudo o que gosta, apenas fazendo substituições inteligentes.

3. Substitua os ingredientes

Além disso, para diversificar a alimentação vegetariana você precisa estar disposto a conhecer novos alimentos. Você sabia, por exemplo, que a farinha de linhaça e a biomassa de banana dão liga às massas e são perfeitos substitutos para o ovo? E que o leite pode ser substituído sem nenhum problema por leites vegetais? Embora o leite de arroz e o leite de soja sejam os mais conhecidos, há também o leite de aveia e de castanhas. Eles podem ser utilizados na preparação de bolos, tortas e doces.

4. Organize-se

A organização é fundamental em todos os aspectos de nossa vida e quando o assunto é alimentação saudável isso não seria diferente. Afinal, para fazer novas receitas e de fato diversificar o cardápio é preciso ter ingredientes. Caso você não os tenha, como vai inovar? A dica aqui é fazer um planejamento semanal do cardápio e separar um dia na semana especialmente para ir à feira ou ao mercado. Isso evita que você procrastine os bons hábitos alimentares e que seja tentado a optar por um fast food ou por qualquer outro tipo de industrializado. Então, não se esqueça: planeje-se! Faça as suas compras antecipadamente e procure sempre manter a geladeira abastecida para diversificar.

5. Tenha uma horta caseira

Existe uma variedade enorme de temperos naturais e eles dão um toque super especial na comida. Salsinha, cebolinha, manjericão, coentro, hortelã. Quem nunca desejou uma refeição preparada com ervas fresquinhas? A boa notícia é que você pode ter a sua própria horta em casa. Verdade! Além de ser bem fácil de plantar, ela ainda oferece os seguintes benefícios:
  • Pode ser cultivada em locais com pouco espaço, como em apartamentos;
  • Alimentos livres de agrotóxicos;
  • Economia na compra de temperos;
  • Ajuda a preservar o meio-ambiente.
Gostou das nossas dicas sobre como diversificar a alimentação vegetariana? Então que tal colocá-las em prática? Conheça os cursos online de alimentação saudável do Namu e transforme o seu corpo e a sua mente comendo melhor.

Recomendados
Gerais

Como aplicativos com comida vegetariana te ajudam a variar o cardápio

Ao contrário do que se imagina, a comida vegeta...

Gerais

Alimentação vegetariana: 5 receitas práticas

A alimentação vegetariana combina saúde e sabor...